24 de março de 2014

Dia Mundial da Água é comemorado com ação de conscientização

Visando proporcionar um momento de reflexão sobre o uso racional da água, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu no sábado, Dia Mundial da Água, uma ação de conscientização na Praça Barão de Schneeburg. O estande montado pela universidade comunitária trouxe amostras de água coletadas em três pontos diferentes do rio Itajaí Mirim, banners com informações sobre as nascentes e um gráfico sobre a proporção de água no planeta.

Segundo a professora de Química, Daniele Vasconcellos de Oliveira, a coloração das amostras do rio causou impacto nos visitantes. “A coloração é reflexo da turbidez que se refere aos sólidos em suspensão encontrados na água. Esses sólidos são materiais do próprio rio e, infelizmente, de materiais que são lançados por empresas, e, às vezes, pela própria comunidade. Tudo isso reflete na amostra de água que vai para a Estação de Tratamento de Água (ETA)”, conta a professora. Daniela explica que quanto mais turva á água, maior o processo de tratamento e, consequentemente, os custos.

O bancário Felipe Zanella elogiou a ação da UNIFEBE no Dia da Água. “A data visa justamente chamar a atenção para um dos bens mais preciosos que existe e que não é substituível. A iniciativa da universidade é fundamental nesse aspecto para a conscientização”, diz. Um dos destaques para o bancário foi o gráfico com a proporção de água. “Visualizando, conseguimos ter a percepção do quanto de água existe no mundo e quanto é aproveitável. Com a geração atual, temos que ser enfáticos na cobrança do uso responsável e devemos preparar as futuras gerações através da educação”, afirma.

O evento foi organizado pelos cursos de Processos Gerenciais, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Pedagogia e Psicologia. “Depois de fazer por dois anos o abraço no rio, tivemos que buscar outra opção para chocar e deixar em evidência a questão da água para a população. O gráfico com as medidas chamou atenção, porque temos muita água, mas a minoria potável. Atraímos olhares também para a questão da análise de água”, conta a professora Tamily Roedel.

Em 2012 e 2013 a instituição organizou com diversos parceiros o “Abraço no Rio” também com o intuito de conscientizar a comunidade sobre a importância de cuidar da água. “A UNIFEBE tem a preocupação de aliar o ensino a ações de extensão que cheguem a comunidade. Cuidar do meio ambiente para garanti-lo às gerações futuras deve ser o objetivo de todos”, destaca o reitor.

Saiba mais

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Em cada ano, esta data é destinada a discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. Em março de 1992, a ONU também divulgou um relevante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água, todos os dias do ano.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Unifebe apresenta Cinema Fashion