notícias colégio
Notícias
21 de outubro de 2010

Educação Física Escolar é tema de palestra na Unifebe

A primeira noite da V Semana do Curso de Educação Física da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, evento organizado em parceria com o Centro Acadêmico "Corpo e Mente de Educação Física" e professores do curso, teve como palestrante a professora Michele de Souza, que falou sobre educação física escolar.
Inicialmente a convidada agradeceu a oportunidade de "trocar idéias" com os alunos. "Espero que esta nossa conversa seja proveitosa e renda frutos", comentou. Para Michele a Educação Física passou por grandes mudanças ao longo dos anos. "Há 20 anos se falava em Educação Física na escola apenas quando os pais diziam que sem a atividade física os filhos ficavam muito agitados. Hoje isso mudou: a sociedade discute o tema", afirmou.
A palestrante lembrou aos presentes que a Educação física é a mais nova profissão regulamentada. "Temos que valorizar isso, pois assim temos suporte para trabalhar", enfatizou.
Michele disse também que a Educação Física tem inúmeros desafios pela frente, sendo um deles a criação da identidade da profissão. "Já somos profissionais reconhecidos na área da saúde e educação", comemorou.

Abertura
Antes que a palestrante iniciasse foram convidados para a abertura da Semana o pró-reitor de ensino de graduação, Claudemir Aparecido Lopes; o coordenador do curso Educação Física, João Derli de Souza Santos; o professor André de Oliveira Braz, representando os demais professores do curso; e o presidente do Diretório Central dos Estudantes – DCE e representante do Centro Acadêmico de Educação Física, Maicon Crispim.
"A sociedade cada vez mais vê o profissional de Educação Física como único elemento capaz de transmitir valores positivos que a prática de atividades físicas pode proporcionar. São eles que estimulam a importância da prática regular", disse Crispim, que também deu boas vindas aos alunos e membros da comunidade.
Logo após, Lopes destacou que na construção histórica da humanidade muitos acontecimentos marcam a atividade física, como componente essencial para o desenvolvimento humano. Ele citou o pensador francês René Descartes e sua definição de homem como sendo constituído de duas substâncias: pensamento e corpo.
O pró-reitor comentou ainda, que vivemos uma forte tendência do endeusamento do corpo, do estético e da figura em detrimento do "ser pessoa". "É preciso que sejamos críticos quanto às interpretações destorcidas do homem como ser corpóreo e pensante. Para isso, que a Semana Acadêmica é um momento privilegiado", frisou.

Comunitárias
Quem acompanhou a palestra também assistiu a um vídeo sobre as entidades de ensino comunitárias. Claudemir comentou a apresentação e reforçou que a Unifebe é uma das 16 Instituições de Ensino comunitárias de Santa Catarina.
O pró-reitor distinguiu as comunitárias das instituições de ensino privadas. "Toda comunitária, como a Univali, Furb e Unisul, faz parte da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe. São instituições de fundação pública, pois surgiram de um Decreto do Poder Executivo mas são mantidas no direito privado", explicou. "O que significa que a Instituição não visa lucro, logo toda receita é reinvestida. Graças a isso temos hoje quatro blocos construídos aqui no bairro Santa Terezinha. Esta é uma etapa da proposta de 10 blocos para a Unifebe", concluiu.

Semana continua
Hoje, às 19h, alunos e comunidade estão convidados para assistir a palestra "Crescimento e Desenvolvimento na Infância", ministrada pela professora Lisiane Schilling Poeta, no auditório da Unifebe, campus Santa Terezinha.

 

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Thayse Helena Machado

Postagens relacionadas

Premiados vencedores do concurso de fotografia
UNIFEBE

Premiados vencedores do concurso de fotografia


11 de julho de 2013
Turma de Design de Moda da Unifebe expõem releitura de figurino

Turma de Design de Moda da Unifebe expõem releitura de figurino


17 de abril de 2009
Unifebe oferece formação continuada para professores

Unifebe oferece formação continuada para professores


06 de abril de 2011
Skip to content