A primeira noite da V Semana do Curso de Educação Física da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, evento organizado em parceria com o Centro Acadêmico "Corpo e Mente de Educação Física" e professores do curso, teve como palestrante a professora Michele de Souza, que falou sobre educação física escolar.
Inicialmente a convidada agradeceu a oportunidade de "trocar idéias" com os alunos. "Espero que esta nossa conversa seja proveitosa e renda frutos", comentou. Para Michele a Educação Física passou por grandes mudanças ao longo dos anos. "Há 20 anos se falava em Educação Física na escola apenas quando os pais diziam que sem a atividade física os filhos ficavam muito agitados. Hoje isso mudou: a sociedade discute o tema", afirmou.
A palestrante lembrou aos presentes que a Educação física é a mais nova profissão regulamentada. "Temos que valorizar isso, pois assim temos suporte para trabalhar", enfatizou.
Michele disse também que a Educação Física tem inúmeros desafios pela frente, sendo um deles a criação da identidade da profissão. "Já somos profissionais reconhecidos na área da saúde e educação", comemorou.
Abertura
Antes que a palestrante iniciasse foram convidados para a abertura da Semana o pró-reitor de ensino de graduação, Claudemir Aparecido Lopes; o coordenador do curso Educação Física, João Derli de Souza Santos; o professor André de Oliveira Braz, representando os demais professores do curso; e o presidente do Diretório Central dos Estudantes – DCE e representante do Centro Acadêmico de Educação Física, Maicon Crispim.
"A sociedade cada vez mais vê o profissional de Educação Física como único elemento capaz de transmitir valores positivos que a prática de atividades físicas pode proporcionar. São eles que estimulam a importância da prática regular", disse Crispim, que também deu boas vindas aos alunos e membros da comunidade.
Logo após, Lopes destacou que na construção histórica da humanidade muitos acontecimentos marcam a atividade física, como componente essencial para o desenvolvimento humano. Ele citou o pensador francês René Descartes e sua definição de homem como sendo constituído de duas substâncias: pensamento e corpo.
O pró-reitor comentou ainda, que vivemos uma forte tendência do endeusamento do corpo, do estético e da figura em detrimento do "ser pessoa". "É preciso que sejamos críticos quanto às interpretações destorcidas do homem como ser corpóreo e pensante. Para isso, que a Semana Acadêmica é um momento privilegiado", frisou.
Comunitárias
Quem acompanhou a palestra também assistiu a um vídeo sobre as entidades de ensino comunitárias. Claudemir comentou a apresentação e reforçou que a Unifebe é uma das 16 Instituições de Ensino comunitárias de Santa Catarina.
O pró-reitor distinguiu as comunitárias das instituições de ensino privadas. "Toda comunitária, como a Univali, Furb e Unisul, faz parte da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe. São instituições de fundação pública, pois surgiram de um Decreto do Poder Executivo mas são mantidas no direito privado", explicou. "O que significa que a Instituição não visa lucro, logo toda receita é reinvestida. Graças a isso temos hoje quatro blocos construídos aqui no bairro Santa Terezinha. Esta é uma etapa da proposta de 10 blocos para a Unifebe", concluiu.
Semana continua
Hoje, às 19h, alunos e comunidade estão convidados para assistir a palestra "Crescimento e Desenvolvimento na Infância", ministrada pela professora Lisiane Schilling Poeta, no auditório da Unifebe, campus Santa Terezinha.
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Thayse Helena Machado