O design e produção de calçados são algumas das competências desenvolvidas com os acadêmicos de Design de Moda da UNIFEBE, ao longo da Graduação. Pensando em atender a uma demanda regional, os estudantes são instigados a criar sua própria coleção de calçados, considerando os conteúdos aprendidos ao longo do semestre. Até chegar na peça final, os acadêmicos vivenciam uma série de experiências, como as visitas técnicas, que visam apresentar na prática os processos da produção calçadista.
Acompanhados pelo professor Paulo Fernando Mazera, do componente curricular Tecnologia Aplicada ao Calçado, os estudantes da 6.ª fase do curso visitaram. no dia 27 de agosto, a Studio64, empresa de São João Batista, que há mais 20 anos trabalha com calçados femininos. In loco, os futuros designers de moda observaram desde a etapa de corte, preparação, pré-costura, costura, montagem e acabamento. “A fabricação de calçados é um processo muito manual e bem pouco automatizado, por isso precisamos muito da mão de obra em si, das técnicas, do traquejo, da forma de fazer. Então, eles conseguiram observar isso, diferente do que imaginavam, na produção calçadista a mão de obra depende muito ainda do ser humano”, esclarece o professor.
Na visita, a acadêmica Maria Helena Leandro visualizou pela primeira vez como funciona o processo manual de produção de calçados. “O que mais me chamou a atenção é que todos os funcionários são especializados e sabem fazer de tudo na produção. Acredito que essa atividade agregou muito para o meu processo de ensino-aprendizagem, principalmente para que eu pudesse entender a complexidade de criação e confecção desse item de moda”.
Coleção Autoral
Com as técnicas aprendidas ao longo do semestre, os alunos têm agora um desafio: criar a sua própria coleção. A produção de 2024.2 será realizada em parceria com a empresa Studio64. “Por sermos uma universidade comunitária, caminhamos lado a lado com a sociedade. Por isso, sempre buscamos parcerias com empresas da nossa região, pois sabemos da importância de envolvê-los nesse processo de formação dos profissionais, que saem da universidade para ocupar importantes posições nessas organizações. Nesse componente curricular, em específico, estamos preparando os alunos para atuar em um dos principais polos calçadistas do nosso país, que é o município de São João Batista”, enaltece a coordenadora do curso de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa.