18 de outubro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Em visita técnica virtual, estudantes de Psicologia aprendem a empreender na área de orientação profissional e de carreira

Possibilidades foram apresentadas pelo Instituto SER

Em uma visita técnica virtual com o Instituto SER, os acadêmicos das 4ª fases de Psicologia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) aprenderam sobre o empreendedorismo na área de orientação profissional e de carreira, quais os possíveis campos de intervenção e quais as demandas emergentes nessa área. A atividade, proposta pela professora Suelen Frainer, no componente curricular Orientação Profissional, possibilitou aos estudantes uma conversa virtual com a psicóloga e fundadora do Instituto SER, Mariluz Diez Lisboa, e a psicóloga Cláudia Basso.

Durante a conversa, as profissionais relataram sobre a fundação da empresa, intervenções, projetos e o desenvolvimento da Orientação Profissional e de Carreira- OPC no Brasil, inclusive, da Associação Brasileira de Orientação Profissional e de Carreira (ABRAOPC), da qual Mariluz também foi a fundadora.

Segundo ela, a área da OPC é de grande relevância na sociedade do trabalho. “Vivemos um momento de transformação disruptiva e se faz importante cada orientando tomar posse do que possui, como condições internas, para que ele se compreenda como pessoa, bem como dos seus anseios quanto ao futuro profissional. Daí a importância da disciplina e de estágio nessa área do conhecimento durante a formação acadêmica em Psicologia, o que é oferecido na UNIFEBE”, enfatizou Mariluz.

Para a professora Suelen Frainer, o tema integra o componente curricular já que é uma das possibilidades de atuação para o profissional da psicologia. “Esta área de atuação pode estar presente em diferentes momentos da vida das pessoas. Desde escolher uma profissão, na transição de carreira, desenvolvimento de habilidades de trabalho, treinamentos, formação de liderança, incluindo também a preparação para a aposentadoria”, elucida a professora.

A gama de possibilidades apresentadas na fala das convidadas foi uma das questões destacadas pela acadêmica da 4ª fase A, Gisele Fuckner Bertoldi. “Tivemos a oportunidade de vivenciar um momento muito rico de aprendizado. Foi uma experiência única e sensacional com as convidadas, que compartilharam conosco as suas trajetórias e as suas experiências profissionais, nos proporcionando uma visão ainda mais ampla da prática sobre orientação e transição de carreira e ainda, no planejamento de aposentadoria”, destaca a estudante.

A acadêmica da 4ª fase B, Tainara Ariele de Souza Anacleto, ingressou no curso com uma visão diferente da profissão, mas as vivências proporcionadas ao longo da Graduação têm transformado seus desejos para o futuro. “Iniciei a Psicologia pensando que trabalharia com atendimento clínico, porém cada vez mais a Psicologia Organizacional tem feito meus olhos brilharem e essa experiência me trouxe ainda mais para perto dessa área. Foi inspirador ouvir o amor que as convidadas possuem pela área e toda a bagagem de conhecimento que construíram ao longo de suas carreiras”, complementa Tainara.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, professora Andréia Martins, a ideia de promover essas conversas com profissionais que atuam na área é justamente relacionar a teoria com a prática. “Entendemos que dessa maneira eles estarão mais bem preparados para os desafios e para o próprio dia a dia da profissão, especialmente na área de orientação profissional que exige uma habilidade específica do profissional de psicologia tanto no desenvolvimento, na aplicação de testes psicológicos, como também do contexto social, histórico e cultural no qual os pacientes estão inseridos”, conclui a professora.

Curso de Design de Moda da Unifebe promove Movie Fashion – 30/03/2009

30 de março de 2009