05 de outubro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Equipes de futebol suíço do Colégio UNIFEBE são destaques na Taça Gevaerd

Equipes masculinas e femininas formadas por estudantes nascidos entre 2010 e 2012

O Colégio UNIFEBE participou com três times de futebol suíço, na edição 21ª Taça Gevaerd de Esportes. Os times foram compostos por estudantes da categoria mirim, nascidos entre 2010 e 2012, conquistando o segundo lugar com uma equipe masculina e uma feminina.

A professora de Educação Física, Aline Suavi Bohn, acompanhou as atividades dos estudantes durante a competição e destaca os ensinamentos trabalhados durante as provas. “Os jogos foram de caráter competitivo e educativo, e nas vezes em que ocorrem punições ou até mesmo quebra de regras, por parte dos participantes, a falta não deixou de ser marcada, e sim, apresentada a maneira correta de se fazer”, descreve.
Ela também reforça o papel da prática esportiva no desenvolvimento dos estudantes, para além das atividades físicas. “Quando o Esporte vem ao encontro do que se preza dentro do ambiente escolar, traz consigo virtudes e valores importantíssimos para que crianças e adolescentes consigam lidar com as adversidades do cotidiano e da vida”, afirma.

Para o estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, Leonardo Cuchi, a experiência na competição serviu de aprendizado. Ele já havia participado do Moleque Bom de Bola com a equipe, mas acredita que o desempenho na edição da Taça foi melhor.
“Dessa vez a equipe estava menos nervosa e tivemos um ótimo entrosamento”, indica. Ele destaca o apoio recebido de professores durante a competição e indica o formato da competição como um ponto positivo. “O fato de todos participarem foi importante, pois, todos ficaram contentes em jogar um pouco e isso com que a equipe jogasse melhor. ”

Esporte educativo
Para o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, o modelo adotado para a Taça merece destaque. Segundo ele, o fato de ser uma competição que tenha um foco maior na participação, com a possibilidade de todas as equipes jogarem entre si, é uma boa maneira de incentivar o gosto pela prática esportiva.

“É uma competição com viés educativo. O esporte, de um modo geral, nós tratamos como uma ferramenta de educação e todas as competições que participamos, primamos por esse lado educativo, de formação do cidadão, do que, propriamente do resultado final”, descreve o diretor.

Orgulhoso pela primeira participação do colégio, ele salienta os reflexos da experiência para os jovens esportistas. “Tentamos valorizar aquilo que os alunos demonstraram de melhor, como o trabalho em equipe, dedicação, disciplina. Valorizamos esses valores, mais que o próprio resultado”, descreve.

Tese de Doutorado de professor é defendida em Florianópolis
UNIFEBE

Tese de Doutorado de professor é defendida em Florianópolis

22 de janeiro de 2019