notícias colégio
Notícias
17 de agosto de 2012

Escolas municipais são beneficiadas com programa iniciado pela UNIFEBE

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica à Docência (Pibid), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, foi oficialmente iniciado na noite desta terça-feira, 14, no auditório do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.
O reitor da instituição, Günther Lother Pertschy, afirmou que esse projeto é uma grande vitória para a UNIFEBE e para a educação de Brusque. “Pela primeira vez, conseguimos um projeto do Ministério da Educação (MEC) que foi aprovado de forma integral. Espero que esse seja o primeiro de muitos que virão para nossa universidade. Se queremos ter um país decente, o foco deve estar nos professores e nas escolas, investir no desenvolvimento da educação”, disse.
Aproximadamente R$ 280 mil serão investidos em Brusque por meio de bolsas aos acadêmicos de Pedagogia e Educação Física, docentes da UNIFEBE e aos professores da rede pública de ensino. “Este programa procura criar condições para que os licenciados e professores, através de projetos interdisciplinares, construam sua profissão por várias dimensões e linguagens, buscando assim o aprofundamento de relações e a articulação da universidade com a CAPES e a Secretaria Municipal de Educação”, destaca a organizadora do projeto, Claudia Kuinta Dias Hohmann, doutora em Educação.
Por ser um programa de iniciação à docência, os participantes, inseridos no cotidiano de escolas da rede pública, planejam e participam de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, buscando a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Segundo Claudia, as atividades realizadas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia serão na área da alfabetização e letramento, enquanto as de Educação Física envolvem consciência corporal e sustentabilidade.
O plano de trabalho contempla três etapas, sendo a primeira destinada à formação e orientação, a segunda será focada na investigação e intervenção pedagógica e a terceira é destinada à avaliação.
Participam do programa as seguintes escolas: Escola de Educação Fundamental Paquetá, Escola de Educação Básica João Hassmann, Escola de Ensino Fundamental Nova Brasília e o Centro de Educação Infantil Emilia Floriani que atendem a 1745 alunos.
O coordenador institucional do programa, professor André Soltau, afirmou que esse é um momento histórico para a UNIFEBE e também para os acadêmicos que iniciam nesse projeto.
Os acadêmicos participantes receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 400 para cumprir 30 horas mensais. Os professores responsáveis para coordenar cada área do programa são: Cíntia Metzner, de pedagogia e Gerson Morelli, de Educação Física.
Aproveitando o evento, também foi lançado o site oficial do programa dentro da UNIFEBE. Nele constarão as diretrizes do Pibid, as informações sobre os projetos, os acadêmicos que participam e também os registros das atividades desenvolvidas.
Acompanhe o desenvolvimento do programa pelo site: pibid.unifebe.edu.br

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Laboratório de Química é inaugurado com programa de monitoria
UNIFEBE

Laboratório de Química é inaugurado com programa de monitoria


07 de agosto de 2014
Prorrogado prazo para submissão de artigos para revista

Prorrogado prazo para submissão de artigos para revista


31 de maio de 2011
Curso de Design de Moda da Unifebe promove Movie Fashion – 23/04/2008

Curso de Design de Moda da Unifebe promove Movie Fashion – 23/04/2008


23 de abril de 2008
Skip to content