Na quarta-feira, 23 de julho, aconteceu mais uma noite de Formação Continuada do segundo semestre do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. O evento, realizado no auditório do bloco C, tem como tema “Processo de ensino-aprendizagem na era digital e globalizada”.
Os professores Everaldo da Silva e Joel Haroldo Baade palestraram sobre o “Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNIFEBE”. Segundo Baade, o objetivo principal era esclarecer aos pesquisadores da instituição a importância da submissão de protocolos e projetos de pesquisa à análise do comitê de ética.
“A lei vigente em nosso país prevê que todas as pesquisas com seres humanos devem ser submetidas a analise de um comitê para garantir a integridade dos participantes e dos pesquisadores. É uma forma de resguardar o pesquisador de eventuais transtornos. O comitê tem a tarefa de orientar o pesquisador e antecipar eventuais problemas que podem acontecer”, explica Baade.
Depois, a professora Juliana Torquato Luiz falou sobre “A articulação entre projetos e captação de recursos para diferentes frentes de pesquisa”. Juliana explica que a apresentação tem dois objetivos, estimular a participação entre o trabalho de identificar as necessidades em garantir infraestrutura, equipamentos e financiamentos de pesquisas e fazer link com possíveis fontes de recursos e estabelecer diálogo para contar com a contribuição de outros professores.
“Há um trabalho nesse sentido, mas ao mesmo tempo temos que identificar o que precisa ser feito para a UNIFEBE se tonar referência em projetos e linhas de pesquisa, amparadas em financiamentos”, diz.
Na quinta-feira, 24, o professor Rogério Santos Pedroso orienta a oficina “Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Moodle 2 – básico” das 16h às 18h no Laboratório de Informática I. A partir das 19h, os professores Everaldo da Silva e Roberto Carlos Klann apresentam a palestra “Artigos Científicos: produção e publicação”.
O encerramento da formação será sexta-feira com a oficina “Plano de Ensino” com as professoras Clara Maria Furtado e Eliane Kormann Tomazoni no laboratório de Informática I das 16h às 18h. A formação é gratuita e aberta à comunidade, mediante inscrição pelo site www.unifebe.edu.br.
Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223