As janelas dos apartamentos ou os quintais de casas emolduram um novo olhar sobre Brusque durante a quarenta. As fotos transformadas em cartões postais são resultado do projeto Cidade Invisível, desenvolvido com os estudantes da 1ª fase de Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda, Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UNIFEBE.
Olhar a cidade sobre várias óticas foi o objetivo do trabalho realizado com os acadêmicos, que utilizaram como referência As Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino. Na obra, a cidade ultrapassa seu conceito geográfico e se mostra com signos complexos e inesgotáveis da existência e do olhar humano.
A partir das várias cidades abordadas por Calvino, os estudantes pesquisaram sobre Brusque, e entrevistaram alguns moradores. “Para representar essa relação entre o livro e os relatos, eles foram instigados a buscar imagens que representassem todo esse conceito de que uma mesma cidade pode ser vista de várias formas”, explica a professora coordenadora do projeto, professora Silvia Teske.
Mercado de trabalho e sociedade
O coordenador de Design Gráfico, professor Robson Souza dos Santos, enfatiza que em projetos como esse os acadêmicos têm a oportunidade de se envolver com a comunidade e o mercado de trabalho. “O aluno passa a ter uma ideia do que será sua profissão e do seu papel na sociedade, e por meio dessas atividades, conseguimos envolver a pesquisa científica em prol da comunidade”, pontua Robson.
Para o coordenador de Arquitetura e Urbanismo, professor Marcelius Aguilar, o contato com a comunidade logo no primeiro semestre da Graduação é um diferencial. “O estudante precisa criar a partir da sua vivência e do que vê ao seu redor, por isso, é tão importante que ele compartilhe seus anseios e conhecimentos com a sociedade”, destaca Marcelius.
Após a quarentena, os cartões postais criados pelos estudantes serão impressos e distribuídos pela cidade e nas escolas municipais de Brusque.
Curricularização da Extensão
O projeto desenvolvido pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda, Design Gráfico e Publicidade e Propaganda faz parte da Curricularização da Extensão. Constituído por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, o documento que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014- 2024.
De acordo com a resolução, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo.
A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edineia da Silva, e o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, explicam que o objetivo da Curricularização da Extensão é estimular a formação cidadã dos estudantes de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico, articulando ensino, extensão e pesquisa.
“O intuito é promover intervenções, por meio de projetos, programas, cursos e oficinas, eventos e até prestação de serviços, que envolvam diretamente o estudante com a comunidade externa. Essas ações precisam estar vinculadas à formação do aluno e devem viabilizar um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, salienta Edineia.
As atividades devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular. Essa determinação começou neste semestre a ser implantada pela UNIFEBE, que aplicou com as primeiras fases de todos os cursos de Graduação. Durante a pandemia do novo coronavírus os trabalhos foram desenvolvidos via take-home, método de ensino adotado com êxito pela instituição.