28 de setembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Governo do Estado lança edital para cadastro de estudantes no Programa Universidade Gratuita

Interessados têm até dia 25 de outubro para realizar o cadastro

A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina lançou nesta quinta-feira (28), o edital para cadastro de estudantes no Programa Universidade Gratuita. Os acadêmicos do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), interessados em participar da seleção têm até dia 25 de outubro para realizar o cadastro disponível no Sistema de Ensino Superior da SED.

O cronograma, critérios e requisitos também podem ser conferidos no próprio Sistema. O resultado das inscrições será divulgado pelo Governo do Estado em outubro e os estudantes contemplados já garantirão a gratuidade de todo segundo semestre letivo de 2023.

Critérios

Para se inscrever no Programa é necessário que o estudante esteja regularmente matriculado em curso de Graduação da UNIFEBE. Para concorrer à gratuidade, o acadêmico de qualquer curso de Graduação deverá ter renda familiar per capta inferior a quatro salários mínimos. No caso dos estudantes de Medicina, a renda familiar per capta deve ser de, no máximo, oito salários mínimos.

O programa beneficiará os candidatos nascidos em Santa Catarina ou que estejam morando no Estado há pelo menos 5 anos, desde o ingresso na universidade. Alunos que cursaram o Ensino Médio na rede pública de ensino terão prioridade.

É importante destacar que, a classificação dos estudantes contemplados será feita pelo próprio Governo do Estado, considerando a renda familiar, valor da mensalidade e despesas com moradia, saúde, entre outros itens.

Como contrapartida, os contemplados deverão prestar 20 horas de trabalho na sua área de formação, para cada mês que estudarem de graça. A prestação de serviço poderá ser durante o curso de graduação ou até dois anos depois de formado.

O Programa

Lançado em 2023, pelo Governo do Estado, o Programa Universidade Gratuita é um incentivo financeiro que será concedido aos estudantes que cumpram os requisitos exigidos no Edital. O objetivo do governo é que ainda em 2023, 28 mil alunos de Santa Catarina realizem o sonho de cursar o ensino superior.

Acadêmicos selecionados no Enade 2016 devem preencher questionário on-line
UNIFEBE