Abrem nesta sexta-feira (14), as inscrições para a Formação Continuada Geral 2024.2. Neste semestre, o tema central da programação abordará as “Competências Docentes: dialogando sobre os processos inclusivos e digitais no Ensino Superior”. O evento será realizado entre os dias 9 e 11 de julho, no campus Santa Terezinha, e é aberto aos professores, estudantes e comunidade em geral.
“O avanço das tecnologias e os seus impactos na sociedade afetam diretamente o meio educacional e, hoje, não basta apenas inserir a tecnologia em nossas aulas e laboratórios, por exemplo. Nesse sentido, sabendo da importância da inclusão digital e dessa nova relação com o conhecimento, a proposta da Formação Continuada é evidenciar a necessidade de uma proposta pedagógica que favoreça o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais essenciais para essa nova realidade do mundo e do mercado de trabalho”, elucida o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.
Programação
A programação dessa edição da formação inicia na terça-feira, dia 9 de julho, com a palestra Indicadores de Qualidade da UNIFEBE e apresentação da Lousa Digital Interativa. O evento começará às 19h, no auditório Doutor Germano Hoffmann, no Bloco F, e será conduzido pelo pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa e pelo palestrante Juliano Fidelis Resende.
Na quarta-feira (10), as professoras Ana Paula Santos Siqueira, Fernanda Germani de Oliveira Chiratti, Luzia de Miranda Meurer e a psicóloga Quésia Cabral Martins falarão sobre Vivências pedagógicas no Transtorno do Espectro Autista. A programação encerra na quinta-feira (11), com a palestra “Ensino Superior na Era da Inteligência Artificial: três caminhos para novas competências docentes”, que será ministrada pela professora Denise da Vinha Ricieri.
Ao longo de toda programação, os inscritos poderão participar de oficinas voltadas às estratégias didáticas para as aulas em take-home, habilidades docentes com o ChatGPT, construção do plano de ensino e orientações para plano de aula, Currículo Lattes, Diário Eletrônico e como elaborar questões para a Prova Operatória Institucional (POI).
“A atualização contínua, considerando o protagonismo e a inovação, o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências e habilidades, a formação numa perspectiva inclusiva, a busca de soluções, tomada de decisão e a construção do projeto de vida, possibilitam aos docentes, práticas ativas, criativas e inovadoras. Esses são os objetivos da nossa tradicional Formação Continuada, que ocorre semestralmente na instituição”, salienta a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.
Confira a programação completa e inscreva-se: