A UNIFEBE recebeu na tarde de sexta-feira, 26 de outubro, os alunos do intercâmbio cultural Brasil x Alemanha. Dez estudantes alemães e 11 brasileiros conheceram a infraestrutura da Instituição, seus laboratórios e a biblioteca; realizarem oficinas de aromatizadores e robótica; e participaram de sessão de fotos.
Os intercambistas de Karlsruhe chegaram no Brasil no dia 19 de outubro e retornam para a Alemanha nesta quarta-feira, 31. Eles participam de uma série de atividades culturais e recreativas com o objetivo de estreitar laços entre os países.
A professora Keity Link Seifert, de Guabiruba, Thiago Alessandro Spiess, de Brusque, além de Sabine Sarochan e Tanja Günter, ambas da Alemanha, acompanharam os intercambistas na UNIFEBE, que foram recepcionados pela equipe de Comunicação e Marketing.
A programação contempla visitas nas cidades de Blumenau, Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Botuverá, Guabiruba e Brusque. A 6ª edição do intercâmbio cultural juvenil é promovida em parceria pela UNIFEBE e pelas prefeituras de Brusque e Guabiruba.
Keity e Sabine relatam que os estudantes alemães gostaram muito da estadia em Brusque.
— Os estudantes gostaram da região, das praias, matas, gastronomia, da hospitalidade e do jeito brasileiro de ser. Além disso, chamou atenção deles os rastros da imigração alemã que existe aqui e deixa resquícios até os dias atuais — contam.
O alemão Lennard Füll, 16, realiza intercâmbio pela segunda vez e considera a experiência um diferencial para a vida. Ele recebeu o morador de Brusque Murilo Sbardelatti em sua casa neste ano.
— Gostei muito de receber o meu amigo brasileiro lá, e achei a UNIFEBE muito legal. Tem muita tecnologia, o que é semelhante com a Alemanha. Com certeza eu gostaria de estudar aqui — enfatiza.
