Quem resolveu ficar em Brusque durante as férias letivas teve uma opção a mais de lazer proporcionada pelo CINECLUBE AURA, realizado pelo curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, com o Coletivo Hiato.
O projeto que teve suas sessões apresentadas aos estudantes e comunidade durante o ano 2015 não descansou nas férias com o intuito de oferecer à comunidade brusquense novas opções de lazer e discussões sobre obras audiovisuais.
Entre os dias 16 de dezembro e 13 de janeiro, mais de 100 pessoas prestigiaram o projeto “CINECLUBE DE FÉRIAS” que exibiu filmes de países como Brasil, Japão, Estados Unidos da América, Índia, França e Canadá. Após as sessões gratuitas, os expectadores participaram de um bate-papo medido com os profissionais Rafael Zen, coordenador de Publicidade e Propaganda, com o organizador do Coletivo Hiato Guilherme Müller e o cineasta Ricardo Weschenfelder.
— Nosso objetivo foi atingido com êxito. Tivemos 103 participações durante as sessões, o que nos possibilitou discutir tanto os aspectos cinematográficos quanto as abordagens sociais que os filmes nos proporcionam — conta Zen.
Segundo o coordenador, a participação foi considerada satisfatória.
— O grupo de estudos foi criado justamente para isso: promover interações entre a academia e a comunidade. Tivemos alunos, egressos e cinéfilos que contribuíram para fortalecer a iniciativa. Um dos ideais do curso de Publicidade e Propaganda é ampliar a vivência acadêmica, oferecendo oportunidades de lazer e troca de conhecimentos em diversos momentos além da sala de aula — esclarece o coordenador.
Um passeio ao redor do mundo
A seleção de filmes ficou por conta dos próprios participantes, que foram convidados a sugerir obras pelo grupo do Cineclube no Facebook. Ao todo foram sugeridos 16 filmes, que passaram por uma seleção até serem definidas 9 sessões.
Os selecionados foram: Eu, Mamãe e as Crianças (França), Febre do Rato (Brasil), As Invasões Bárbaras (Canadá), Gabbeh (Índia), Túmulo dos Vagalumes (Japão), Laranja Mecânica (EUA), A Face do Outro (Japão), Noite Vazia (Brasil) e As Férias do Sr. Hulot (França).
— As sessões de férias foram fundamentais para entendermos um pouco mais desse público, que vem se construindo ao longo do último ano através do Cineclube. Poder saber um pouco mais sobre o que as pessoas assistem e trazer a interferência delas na curadoria dos filmes. Sem dúvidas, serviu como um parâmetro ou termômetro, principalmente por serem semanas com filmes tão contrastantes entre si — diz Müller.
As sessões de férias também ganharam novo espaço, a sede do Espaço Hiato. Antes disso, o projeto era realizado no campus Santa Terezinha.
— A participação do público nesses encontros clareia ainda mais nossos atuais e futuros projetos — afirma Müller.
Programação
Em 2016, o Cineclube pretende fazer 11 sessões cujas temáticas serão uma volta ao mundo a partir de diretores consagrados do cinema. Serão 11 países e diretores que auxiliarão o público a compreender mais sobre estética cinematográfica, roteiro, direção e gêneros. A próxima semana de cinema do projeto será em fevereiro, em data a ser divulgada posteriormente, no primeiro país do Cineclube 2016: Suécia, cujos encontros abordarão filmes do diretor Ingmar Bergman.
Mais informações sobre o projeto pelo e-mail: publicidadeepropaganda@unifebe.edu.br
Texto: Suellen Pereira Rodrigues | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223