notícias colégio
Notícias
23 de abril de 2025
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Movimento Fashion Revolution instiga estudantes da UNIFEBE a promoverem a moda de forma mais ética e sustentável

Hasteamento da bandeira de retalhos marcou o início da campanha

Desde 2022, a bandeira de retalhos, hasteada no átrio do Bloco A, do campus Santa Terezinha, simboliza a participação dos estudantes de Design de Moda da UNIFEBE no movimento global Fashion Revolution. A bandeira, feita com resíduos têxteis, bordados e decorações, deixa marcadas nos pequenos quadrados de tecido as identidades do futuro da indústria da moda.

Exposta em um ambiente no qual toda a comunidade acadêmica da instituição pode visualizar, a bandeira ficará hasteada até o dia 24 de abril, e visa ampliar os debates do movimento para além dos corredores do curso de Design de Moda. “Acreditamos que refletir sobre sustentabilidade no mundo da moda é um assunto para todos os cidadãos e não apenas para os profissionais que trabalham com ‘roupas’. Ser sustentável vai além de comprar peças feitas com tecidos sustentáveis, é comprar de forma consciente, privilegiando peças que façam parte da sua identidade. É promover produtores locais, fomentar o trabalho artesanal e manual, é fazer uso de produtos ecológicos para lavar suas roupas, é comprar roupas de qualidade para durarem mais tempo”, reforça a embaixadora docente do Movimento na UNIFEBE, professora Gabriela Poltronieri Lenzi.

Na cerimônia de hasteamento da bandeira, a coordenadora de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa, relembrou o compromisso do curso de instigar os estudantes a se engajarem com a causa. “Participamos ativamente do movimento mundial Fashion Revolution, visando conscientizar os futuros profissionais e toda a comunidade acadêmica sobre os impactos da indústria da moda e a promoção do consumo consciente. Além disso, buscamos destacar questões como as condições de trabalho nas fábricas, o uso excessivo de recursos naturais e a produção de resíduos. O nosso intuito é promover uma mudança positiva na indústria da moda”, complementa a coordenadora.

Este ano, o tema central do Movimento é “Pense global, aja local: quem é o Brasil na revolução da Moda?”. O estudante, Mallon Gustavo Boteon, instigou os colegas de profissão a se questionarem sobre as suas formas de consumo, convidando os alunos a serem acadêmicos de Design de Moda mais participativos e mais interessados em temas que possam ajudar a transformar a moda e o lugar onde vivem. “O mundo transformou-se drasticamente nos últimos anos, infelizmente de forma negativa nas questões climáticas, e não precisamos ir longe para sentirmos os impactos disso. Não podemos criticar a indústria da moda, até porque nós também somos a indústria, mas podemos transformar o nosso olhar e ter consciência das nossas atitudes. Podemos não conseguir transformar o mundo, mas com pequenas ações somos capazes de fazer mudanças diárias”, disse o acadêmico.

O Movimento

O Fashion Revolution é um movimento global que tem como objetivo promover uma moda mais ética, transparente e sustentável. O movimento foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, que causou a morte de 1.134 trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia aconteceu no dia 24 de abril de 2013, e as vítimas trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão.

A partir disso, o Fashion Revolution iniciou uma campanha para que, por meio de pesquisa, informação, educação, colaboração e movimentação, conscientize as pessoas sobre os impactos socioambientais do setor, celebre as pessoas por trás das roupas, incentive a transparência e fomente a sustentabilidade. Atualmente, mais de 100 países se engajam voluntariamente em ações para que a Semana Fashion Revolution seja realizada em todo o mundo.

“O envolvimento em iniciativas como esta contribuem para orientar os acadêmicos sobre os impactos ambientais e sociais da moda, mas também os inspira a fazer escolhas mais responsáveis e a contribuir para um futuro mais sustentável”, avalia a coordenadora do curso.

Confira as fotos da cerimônia de hasteamento da bandeira de retalhos:

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Liberada a 4ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2007.1

Liberada a 4ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2007.1


24 de maio de 2007
Fisioterapia UNIFEBE promove programação em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta
Comemorações

Fisioterapia UNIFEBE promove programação em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta


19 de outubro de 2022
Semana de Contabilidade da Unifebe começa amanhã

Semana de Contabilidade da Unifebe começa amanhã


25 de setembro de 2007
Skip to content