08 de abril de 2016

NIASI da UNIFEBE inicia segunda etapa de desenvolvimento do aplicativo alerta Brusque

Alerta Brusque

Lançado no mês de novembro de 2015, o aplicativo Alerta Brusque, que possibilita o acesso a informações sobre o nível do rio Itajaí-Mirim e cotas de enchentes, entra agora em sua segunda etapa de desenvolvimento. A iniciativa do projeto partiu do acadêmico de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Wagner Correia, sob a orientação do professor Pedro Sidnei Zanchett.

Nesta nova fase, o Núcleo de Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes – NIASI da UNIFEBE, sob a coordenação do professor Aluizio Haendchen Filho, realizará o aprimoramento do aplicativo disponível para smartphones e outros dispositivos móveis. O projeto conta com o apoio da Defesa Civil de Brusque.

— Estamos incorporando novos recursos e funcionalidades ao aplicativo, utilizando técnicas de Inteligência Artificial. Esta nova etapa está sendo realizada em parceria com a Universidade do Algarve, de Portugal, que utiliza técnicas de Inteligência Artificial para a previsão de cheias — explica o coordenador do NIASI.

Parceira da UNIFEBE, a portuguesa Universidade do Algavre contribuirá no projeto com as experiências do estagiário Jonathan Nau, acadêmico de Sistemas de Informação da UNIFEBE, que atualmente trabalha as novas técnicas que serão adicionadas ao aplicativo, sob a orientação dos professores portugueses Pedro Sidnei Zanchett e Antonio Eduardo de Barros Ruano.

Melhorias

Entre as novas funcionalidades, destacam-se a previsão para aumento do nível do rio nas próximas horas, considerando o intervalo entre a situação do momento até as próximas horas, com cenários de até 36 horas.

— Esse recurso possibilitará aperfeiçoar o sistema atual da Defesa Civil. Por exemplo, na última cheia existia uma previsão de que o nível do rio atingisse 9 metros. No entanto, o pico máximo ficou em 7,72 m. Baseada na informação, parte da população levantou os móveis, e até providenciou aluguel de caminhões para colocar os bens em lugar seguro, o que foi desnecessário. O inverso poderia ser ainda pior, ou seja, uma previsão abaixo do nível atingido — considera Haendchen Filho.

O aplicativo também disponibilizará Recursos Adaptativos para os usuários conseguirem cadastrar locais na memória do “Alerta Brusque”, por exemplo: residência, casa de familiares ou empresa.

— Quando houver previsão de cheias ou alagamentos nas próximas horas, que possam atingir esses locais, uma notificação será enviada ao smartphone — explica o coordenador do NIASI.
O aplicativo também disponibilizará as seguintes notificações: previsão meteorológica para as próximas horas, avisos meteorológicos, situações inesperadas, e vias de acesso que estão interditadas em momentos de cheia.

Segundo o coordenador do NIASI, o secretário de Defesa Civil de Santa Catarina, Milton Hobus, demonstrou interesse em disponibilizar o aplicativo para outras cidades e regiões do estado.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social |imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Reitora prestigia Desfile de Natal

04 de dezembro de 2009