notícias colégio
Notícias
16 de junho de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Palestra com acadêmicos de Psicologia da UNIFEBE aborda avaliação da personalidade

Psicóloga Aline Jacinto foi a palestrante durante a programação

Os acadêmicos da 5.ª fase do curso de Psicologia participaram da palestra Avaliação da Personalidade: Uso de Testes Projetivos Variados, por meio dos quais conheceram mais sobre a aplicação de técnicas para a aplicação dos testes durante a interação com o contato da psicóloga Aline Jacinto. Como parte do componente curricular Teorias e Técnicas de Avaliação Psicológica III, o grupo de estudantes acompanhou a palestra em formato virtual.

O encontro, como detalha a professora Suelen Frainer, visou apresentar os fundamentos teóricos e práticos que sustentam o uso combinado das abordagens. De acordo com ela, foram destacadas as possibilidades e benefícios da articulação na prática clínica e psicológica.
“A articulação entre diferentes instrumentos de avaliação da personalidade é uma habilidade fundamental para a prática psicológica. Ao proporcionar essa experiência aos alunos, buscamos ampliar o seu repertório técnico e reflexivo, alinhando teoria e prática de forma integrada e ética”, descreve.

A professora ressalta a participação da psicóloga Aline Jacinto e a possibilidade de compartilhamento da experiência profissional na área de avaliação psicológica. Além disso, destaca a interação e a apresentação de exemplos práticos para ilustrar como os testes projetivos podem se complementar na construção de hipóteses diagnósticas mais abrangentes.

Ferramenta recorrente
Para a coordenadora do curso de Psicologia, professora Andreia Martins, o contato com a possibilidade de os acadêmicos interagirem com um profissional atuante que utiliza a ferramenta abordada na rotina profissional é um momento importante na formação dos futuros profissionais da psicologia. Ela ressalta que a avaliação da personalidade é um processo recorrente em diferentes áreas de atuação da psicologia e momentos, como o proporcionado pela palestra, facilitam e dão visibilidade para a prática profissional.

A coordenadora exemplifica o uso recorrente da avaliação psicológica em processos como a seleção de pessoas em empresas, passando pela avaliação psicológica na psicologia do trânsito, na avaliação forense, na psicologia jurídica, no ambiente escolar ou no esporte.

“A avaliação de personalidade é uma atividade que utilizamos muito no nosso dia a dia profissional. Ter essa prática durante a graduação facilita o aprendizado e favorece o enriquecimento de habilidades profissionais do futuro profissional da psicologia”, indica.

Da 5.ª fase do curso, o acadêmico Uriel Miguel Nunes afirma que a palestra complementou os exemplos e abordagens feitas em sala de aula. “Foi um olhar aprofundado não só da técnica, mas sim da realidade do profissional de psicologia e de como inserir esse trabalho, e qual que é a importância dele com testes na realidade da vida”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos da UNIFEBE representam a Instituição em Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias de Santa Catarina
Universidade Comunitária

Acadêmicos da UNIFEBE representam a Instituição em Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias de Santa Catarina


29 de março de 2023
Coro Unifebe encanta público com espetáculo Autorretrato

Coro Unifebe encanta público com espetáculo Autorretrato


26 de novembro de 2010
Comunicado Proppex nº 09/09 – Projetos Contemplados Bolsa de Iniciação à Pesquisa do Art. 170

Comunicado Proppex nº 09/09 – Projetos Contemplados Bolsa de Iniciação à Pesquisa do Art. 170


15 de maio de 2009
Skip to content