notícias colégio
Notícias
18 de março de 2008

Palestra comemora o centenário de nascimento de Franklin Cascaes

A Unifebe – Centro Universitário de Brusque em parceria com o SESC – Serviço Social do Comércio promove nesta quarta-feira, dia 19, a palestra “Franklin Cascaes, uma história das mentalidades”, proferida por Fernando Lindote. O evento será realizado às 20h, no Auditório do Bloco C da Unifebe, no bairro Santa Terezinha, com a entrada franca.


O gaúcho Fernando Lindote, radicado em Florianópolis, que fará a palestra sobre “Franklin Cascaes, uma história das mentalidades” é um artista multimídia. Teve seu aprendizado nos ateliês de Renato Canini, Osmar Santos e Luiz Alberto Ospitaleche. Em 1984 recebeu premiação da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de SC e em 1985, o Prêmio Pirelli no Salão Pintura Jovem, realizado no MASP. Também detém o Prêmio Aquisição do ‘X SNAP’, Funarte/RJ. Em 2005, foi o representante catarinense para a 5ª Bienal do Mercosul, e, mais recentemente, expôs no “Panorama da Arte Brasileira”, MAM-SP e na coletiva ‘Redemergentes’, da Funarte/Rio. É um artista representado no acervo do MASC – Museu de Arte de Santa Catarina.


A exposição “Mitologia Marinha” de Franklin Cascaes pode ser visitada no Bloco A da Unifebe, das 8h às 12h e das 13h às 22h. Na seleção das obras que compõem a Mostra “Mitologia Marinha”, o critério foi o de explorar na obra o universo do imaginário, a interface entre o real e o fantástico. Nestas obras, Cascaes cria uma ponte entre o mundo possível e o mundo ficcional. São 19 desenhos elaborados em grafite ou nanquim sobre papel, realizados ao longo de 20 anos de atividades, de 1960 a 1980.


A palestra e a exposição fazem parte das comemorações do centenário de nascimento de Franklin Joaquim Cascaes (1908-1983). A Fundação Cultural de Florianópolis, que leva o nome do artista, realizará uma extensa programação com o objetivo de homenagear um dos mais importantes artistas catarinenses. “O historiador, pesquisador, ecologista, artista plástico e folclorista que dedicou parte de sua vida ao registro das tradições, usos e costumes do povo ilhéu”.


O talento de Cascaes foi descoberto na Semana Santa de um ano qualquer da década de 20, quando a Praia de Itaguaçu ganhou uma série de esculturas, retratando a Via Sacra. O respeitado professor e escultor paulista, Cid da Rocha Amaral, ficou encantado com o que viu e quis conhecer o autor da proeza. Encontrou um adolescente tímido, que tivera uma rigorosa educação religiosa. Franklin beirava os 20 anos e nunca havia entrado em uma sala de aula. Seu pai achava que estudar era algo delicado demais e que o homem de verdade tinha que trabalhar na roça. Vencida a resistência paterna, Franklin aproveitou o incentivo para recuperar o atraso até se tornar professor da antiga Escola Industrial, onde iniciou seus estudos.


Para agendar visitas monitoradas à exposição “Mitologia Marinha” o contato pode ser feito pelo telefone (47) 3211 7227 ou pelo e-mail extensao@unifebe.edu.br.

Postagens relacionadas

Profissionais do Direito relatam experiências aos calouros do curso
Mercado de Trabalho

Profissionais do Direito relatam experiências aos calouros do curso


15 de agosto de 2018
Gincana integra acadêmicos em semana de Arquitetura e Urbanismo
UNIFEBE

Gincana integra acadêmicos em semana de Arquitetura e Urbanismo


08 de dezembro de 2015
Estudantes aliam prática à teoria no Clube de Ciências do Colégio UNIFEBE
Colégio UNIFEBE

Estudantes aliam prática à teoria no Clube de Ciências do Colégio UNIFEBE


25 de maio de 2023
Skip to content