25 de março de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Parceria entre Alemanha, Brusque e UNIFEBE contribui no desenvolvimento regional

Atualmente são desenvolvidos três projetos distintos. Alemães estiveram no Brasil em fevereiro

A parceria entre a Prefeitura de Brusque e o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha, coordenada pela Fundação do Meio Ambiente (Fundema), é responsável pela efetivação de projetos que contribuem para o desenvolvimento cultural, sustentável e social da região. E o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) tem colaborado significativamente com o trabalho, já que coopera tecnicamente na parceria.

A cooperação entre os países existe desde 2015, com o “50 parcerias municipais para o clima” – projeto que desencadeou outros diversos planos que já são realizados ou estão sendo elaborados. Em fevereiro, para tratar do assunto, debater novas propostas, elencar prioridade, entre outras ações, uma comitiva alemã esteve em Brusque.

Atualmente são desenvolvidos três projetos distintos. O de Energias Renováveis e Eficiência Energética, Mobilidade Urbana Sustentável e Potencial Energético. O primeiro, por exemplo, foi responsável pela instalação de luminárias leds na cidade — inclusive no corredor de acesso do Bloco D da UNIFEBE, e estações inteligentes que monitoram ambientes e que também podem ser usadas para o carregamento de carros elétricos.

Já o projeto de Mobilidade Urbana Sustentável, os acadêmicos da UNIFEBE e da Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe trocam experiências sobre a temática e realizam ações. Por meio dele, Brusque terá Estações de Bicicletas Compartilhadas e contará com um software que fará simulações do trânsito.

E o terceiro projeto em andamento é de Potencial energético solar dos telhados, em que será disponibilizado em um site dados de residências e construções do município. O objetivo é que seja calculado a quantidade de energia solar que pode ser gerada em cada espaço.

Todos os projetos têm mais de 80% de investimento da Engagement Global e da Alemanha, sendo que a contrapartida menor é da Prefeitura de Brusque.

União de esforços

O superintendente da Fundema e responsável pelo projeto no Brasil, Cristiano Olinger, enfatiza que o “50 parcerias para o Clima” tem dado frutos positivos para Brusque. Ele vislumbra cada vez mais agregar outras ações aos projetos.

— É uma parceria que deu certo e que traz resultados efetivos para Brusque. Sabemos que com todos os parceiros engajados alçaremos voos ainda mais altos — ressalta.

A relações internacionais da UNIFEBE, Ana Paula Bonatelli, salienta que a parceria entre o Distrito de Karlsruhe e Brusque se destaca no âmbito de todas as parcerias já realizadas dentro do “50 parcerias municipais pelo clima”.

— A UNIFEBE tem um papel muito importante na parceria e contribuiu para as ações destes projetos, que são grandiosos, envolvem muitas pessoas e trazem benefícios diversos para a sociedade — ressalta.

A professora da UNIFEBE, Patricia Kuwer, que também coordena o projeto de Mobilidade Urbana, enfatiza que a visita dos alemães em Brusque reforça o comprometimento com os trabalhos desenvolvidos.

— Estamos dentro de um projeto que ainda é muito maior e nos orgulhamos de trabalhar para buscar resultados que colaboraram com todo o meio. O encontro com a comitiva garantiu a continuidade destas ações e definiu novas metas — salienta.

Acadêmicos de Engenharia Civil conhecem uma das maiores usinas subterrâneas do Brasil
Visita técnica

17 de abril de 2018
Alunos apresentam trabalhos de Sistemas Térmicos II