As criações dos estudantes de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UNIFEBE estarão nas paredes dos Laboratórios de Inovação em Saúde e Laboratório de Reabilitação Virtual, utilizados pelos acadêmicos de Fisioterapia. Os painéis elaborados pelos cursos criativos da UNIFEBE, são fruto do trabalho colaborativo e interdisciplinar entre as áreas distintas. Os materiais selecionados para compor os ambientes foram escolhidos em uma votação que envolveu tanto alunos quanto professores. Os painéis foram premiados em uma cerimônia realizada na última quarta-feira, dia 28 de agosto.
Colaboração e criatividade
O projeto de criação dos painéis foi desenvolvido com a 5ª fase de Design Gráfico, durante as aulas do componente curricular de Marketing, ministrado pela professora Denise Sapelli, e com a 3ª fase de Publicidade e Propaganda, nos componentes curriculares de Estética e Semiótica, com a professora Gabriela Poltronieri Lenzi, e Representação Gráfica, com a professora Alexssandra da Silva Fidelis.
Premiação
A premiação dos painéis criados pelos alunos é uma maneira de reconhecer a integração entre criatividade e ciência, demonstrando como diferentes áreas do conhecimento podem se complementar de forma significativa, avalia o coordenador dos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, Thiago dos Santos.
“Projetos como este, que envolvem a colaboração entre áreas tão distintas como as criativas e as da saúde, não só enriquecem o processo de aprendizado dos alunos, como também ampliam sua visão sobre o papel de suas futuras profissões na sociedade, uma vez que eles são desafiados a compreender e comunicar de maneira acessível temas que vão além de suas áreas de conforto. Ao criar os painéis eles exercitaram suas habilidades técnicas, mas também desenvolveram uma sensibilidade maior para as necessidades de comunicação visual em ambientes de saúde, aliando estética e funcionalidade”, enaltece o professor.
Receber o primeiro lugar foi uma surpresa positiva e emocionante para o grupo de Vitória. “Foi uma honra ver nosso projeto ganhar o primeiro lugar e ser exposto nas paredes da instituição na qual me formarei. Com essa experiência pude entender melhor como é trabalhar para um cliente e contar com o apoio dos professores para entender como funciona o mercado de trabalho”, complementa Vitória.
Para Maisa, o trabalho será uma marca do seu grupo deixado na instituição. “Ela vai estar sempre ali, lembrando que fomos nós que fizemos. É um superprotejo para termos em nosso portfólio e uma grande oportunidade que a UNIFEBE nos proporcionou”, conclui a acadêmica.
A coordenadora de Fisioterapia, professora Leilane Marcos, revela que a ideia dos painéis surgiu com o intuito de deixar o ambiente mais interesse e atrativo para os estudantes e para a comunidade, que será atendida nos laboratórios. “Vale ressaltar que essa interação entre cursos distintos é muito importante, porque cuidado e saúde também envolve o ambiente, então quando a gente pensa nessas questões relacionadas às mudanças das paredes, às questões estruturais, estamos pensando em deixar o lugar mais acolhedor e mais humanizado, fazendo com que as pessoas se sintam melhores e queiram, inclusive, voltar mais vezes. Para a Fisioterapia, isso é algo significativo, quando o ambiente ele colabora para o cuidado, a gente tem resultados muito melhores, até mesmo de adesão dos pacientes ao tratamento. Parabéns aos estudantes pelo trabalho e por atingirem o objetivo do desafio”, conclui a coordenadora.
Confira as fotos da premiação: