Na quinta-feira, 26, a assessora de relações internacionais da UNIFEBE, Ana Paula Bonatelli, participou de uma reunião do conselho deliberativo da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, para apresentar o novo Plano de Internacionalização da entidade.
Além de Ana Paula, que é coordenadora da Câmara de Internacionalização da ACAFE, as assessoras internacionais da Univali, Elizabeth Gama, e da Univille, Thais Cristina da Rocha, também participaram da apresentação do projeto. O plano foi elaborado por alguns membros da Câmara e apresentado aos membros do conselho, ao presidente da ACAFE e reitor da UNIFEBE, Professor Doutor Günther Lother Pertschy e ao secretário executivo Paulo Ivo Koehntopp. Também estiveram presentes na reunião a reitora da UNIVILLE, professora Doutora Sandra Aparecida Furlan, e o vice-reitor da UNIVALI, Carlos Alberto Tomelin.
A Câmara de Internacionalização foi criada em maio de 2016 com o objetivo de criar um espaço de discussão de ações estratégicas e conjuntas de internacionalização sob o conceito do sistema universitário comunitário catarinense, tratando-o como inovador e diferenciado, bem como o de potencializar os pontos de convergência dos relacionamentos internacionais e equilibrar os pontos divergentes no que tange o processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES).
Segundo Ana Paula, as IES da ACAFE têm características atraentes como a capilaridade do sistema no Estado, o grande número de estudantes matriculados, o desenvolvimento socioeconômico do estado, as belezas naturais, a diversidade geográfica e as distintas áreas de conhecimento contempladas.
— Tudo isso aliado ao Plano de Internacionalização, que prevê ações estratégicas conjuntas e que foi aprovado pelo conselho deliberativo da ACAFE, fortalece o sistema e também impulsiona a projeção de suas Instituições de Ensino Superior em nível nacional e internacional — destaca.