notícias colégio
Notícias
08 de setembro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Professoras da UNIFEBE apresentam pesquisa em Congresso Brasileiro de Alfabetização

As professoras de Pedagogia, Giselly Cristini Mondardo Brandalise e Ivanete Lago Groh representaram a instituição

Representando o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), as professoras Giselly Cristini Mondardo Brandalise e Ivanete Lago Groh, participaram no dia 20 de agosto, do V Congresso Brasileiro de Alfabetização: Políticas, Práticas e Resistências. Durante o evento virtual, as professoras da instituição apresentaram a pesquisa “Relações entre a BNCC e PNA: Percepções das acadêmicas de Pedagogia da UNIFEBE.

A professora e pesquisadora, Ivanete Lago Groh, explica que, considerando as políticas educacionais mais recentes, que abordam a alfabetização no contexto brasileiro, o objetivo da pesquisa foi verificar se as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e do Plano Nacional de Alfabetização – PNA contribuem para que as acadêmicas do curso de Pedagogia desenvolvam conhecimentos em relação à alfabetização.

O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário, composto por cinco questões dissertativas, aplicado no mês de maio de 2021, via Google Forms. Para a professora Ivanete, a pesquisa revelou a importância que as discussões e propostas relacionadas ao campo da alfabetização têm.

“A atual política de alfabetização brasileira está servindo de referência para as acadêmicas do curso de Pedagogia, por refletirem sobre a atuação do professor alfabetizador. Considerando que as entrevistadas estão apenas na terceira fase do curso, com base nas respostas obtidas, foi possível constatar que seus processos formativos são reflexivos e interdisciplinares”, complementa Ivanete.

Segundo a professora Giselly, apreender as propostas e concepções de alfabetização por meio de políticas normativas brasileiras, como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e a Política Nacional de Alfabetização – PNA é fundamental no decorrer do percurso formativo do curso de Pedagogia.

“Além de orientações, os documentos revelam desafios e tensões que permeiam e impactam o ofício do professor alfabetizador. A pesquisa evidenciou que as acadêmicas investigadas não apenas adquirem saberes em relação à temática em questão, mas também refletem criticamente sobre a complexidade dos processos de alfabetização e do campo de atuação”, conclui Giselly.

O V Congresso Brasileiro de Alfabetização foi realizado entre os dias 18, 19 e 20 de agosto. O evento visa congregar pesquisadores e estudantes, que desenvolvem atividades de pesquisa, docência e gestão relativas à alfabetização, para discutir os impactos das políticas públicas de alfabetização no Brasil.

“A UNIFEBE tem buscado, cada vez mais, desenvolver pesquisas e estudos que contribuam para melhorar as realidades. Neste caso, a temática envolve o dia a dia da universidade e demonstra ser ainda mais pertinente. Parabéns às pesquisadoras por representarem tão bem nossa instituição”, enfatiza a supervisora de Pesquisa e Internacionalização da UNIFEBE, Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Inscrições abertas para cursos de Tecnologia – 2009.1

Inscrições abertas para cursos de Tecnologia – 2009.1


09 de fevereiro de 2009
Simpósio reúne alunos de Eletromecânica e Engenharia de Produção

Simpósio reúne alunos de Eletromecânica e Engenharia de Produção


28 de outubro de 2009
UNIFEBE firma parceria com Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe para ofertar aulas em inglês com professores da instituição internacional
Internacionalização

UNIFEBE firma parceria com Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe para ofertar aulas em inglês com professores da instituição internacional


22 de março de 2024
Skip to content