26 de fevereiro de 2015

Reitor vai a Brasília para tratar questões sobre o FIES

Reitor da UNIFEBE vai a Brasília para tratar questões sobre o FIES

Em busca de soluções para as questões referentes ao Fundo de Financiamento Estudantil – FIES 2015, o reitor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, foi a Brasília acompanhando a delegação da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE , onde atua como membro do conselho deliberativo.

Também estão na capital federal o presidente da ACAFE, professor Aristides Cimadon, o vice-presidente Sebastião Salésio Herdt, o secretário executivo Paulo Ivo Koehntopp e reitores das instituições de ensino superior que compõem o Sistema.

Na quarta-feira, 25, o grupo se reuniu com deputados federais e senadores catarinenses para tratar sobre o FIES e outros assuntos referentes às universidades comunitárias. Foram contatados os senadores Paulo Bauer (PSDB), Dário Berger (PMDB), os deputados Pedro Uczai (PT), Carmen Zanotto (PPS), Mauro Mariani (PMDB), Jorge Boeira (PP), Esperidião Amin (PP), entre outros.

“Também estivemos no Ministério da Cultura, reunidos com a diretora de Educação e Comunicação para a Cultura, senhora Juana Nunes Pereira, para verificar a possibilidade de incluir as comunitárias no edital Mais Cultura nas Universidades”, explica o reitor Pertschy.

O grupo retorna a Santa Catarina na tarde de quinta-feira, 26.

Entenda

Na sexta-feira, 20, a ACAFE emitiu uma nota oficial sobre o assunto. Confira na íntegra:

“A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) foi surpreendida, assim como todas as organizações educacionais brasileiras, com a alteração nas regras de aditamento de contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), anunciadas na semana passada pelo MEC.

Conforme notícias veiculadas recentemente, não é possível aditar renovações de contratos de financiamento estudantil para estudantes de instituições de ensino superior que reajustaram suas mensalidades acima de 6,41%.

O Sistema ACAFE esclarece que suas associadas utilizam como critérios para atualização dos valores das mensalidades, a Lei das Anuidades Escolares (Lei 9.870/1999), que leva em conta os custos reais de inflação, como energia elétrica, aumento de salários, e outros componentes, o que ultrapassa o índice oficial de inflação (6,41%).

Não há, no entanto, até a presente data, alusão ao índice de 6,41% em atos normativos, inclusive nos parâmetros de composição das mensalidades determinados pela Lei das Anuidades Escolares (Lei 9.870).
Diante do cenário, o Sistema ACAFE está articulado com os demais órgãos que aglutinam instituições de ensino superior, especialmente o segmento Comunitário, buscando negociação perante o MEC, e alternativas para que a comunidade acadêmica não seja penalizada”.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues / Fotos: Divulgação
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Terça-feira de contação de histórias na Unifebe