30 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Representantes da UNIFEBE se destacam no Desafio Mundial da Natureza Urbana

Professora e estudantes da Instituição de destacaram na disputa no Vale do Itajaí

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) participou entre os dias 28 de abril e 1º de maio de 2023, da 8ª versão do Desafio Mundial da Natureza Urbana. Durante quatro dias de evento, os participantes foram instigados a registrar a vida silvestre das cidades que compõem o Vale do Itajaí e suas redondezas, por meio da plataforma iNaturalist, aplicativo que funciona como uma rede social em que as pessoas compartilham fotos e sons da biodiversidade brasileira.

A professora da UNIFEBE e presidente do Comitê de Sustentabilidade da Instituição, professora Tamily Roedel, alcançou o segundo lugar no Desafio do Vale do Itajaí e 13º no ranqueamento nacional, com a marca de 349 observações e registro de 135 diferentes espécies de plantas, animais e fungos.

O acadêmico de Engenharia de Produção da UNIFEBE, Nicolas Cestari Maffezzolli, também se destacou na disputa e atingiu o 7º lugar, com 139 observações e registro de 44 espécies. “A convite da professora Tamily criei um perfil no aplicativo iNaturalist e fui fazendo as fotos de espécies de plantas e animais que encontrei em Brusque e Guabiruba. Instigar nosso olhar a observar a natureza além do que estamos acostumados é essencial, principalmente devido ao momento que estamos vivendo com o grande crescimento no desmatamento das florestas e extinção de espécies nativas da nossa região”, destaca Nicolas.

O desafio

Este é o primeiro ano que a região do Vale do Itajaí participa do evento que objetivou aproximar a sociedade da natureza. “O Desafio foi uma ótima oportunidade de poder observar a nossa biodiversidade, conhecer os nomes científicos das espécies que nos rodeiam, e saber quais estão ameaçadas de extinção. Fiquei muito feliz pelo envolvimento dos acadêmicos de cursos diferentes da Instituição como Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Pedagogia, e pela participação da comunidade de diferentes cidades. Foi muito bom poder ajudar a alavancar o projeto. Agradeço também a Liu Idárraga Orozco e a equipe da FURB por trazer esse Desafio para a nossa região do Vale do Itajaí. As pessoas só cuidam do que conhecem”, enfatiza a professora Tamily.

Os resultados do Desafio Mundial da Natureza Urbana 2023: Vale do Itajaí e Região foram apresentados na Eco-live do dia 11 de maio, no canal da UNIFEBE no YouTube.

UNIFEBE integra grupo internacional de pesquisa para novas técnicas em Raios-X

UNIFEBE integra grupo internacional de pesquisa para novas técnicas em Raios-X