27 de outubro de 2021
Olga Luisa dos Santos

Rosa de Anita é plantada na UNIFEBE

Plantio foi realizado nesta terça-feira (26), em frente ao Bloco da Saúde

No pôr do sol desta terça-feira (26), de frente para um céu colorido de laranja, uma flor cor de rosa foi plantada nos jardins do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). A espécie única, híbrida e criada na Itália é chamada de Rosa de Anita, em homenagem à catarinense considerada “Heroína dos Dois Mundos”, Anita Garibaldi. Agora, a UNIFEBE, em Brusque, Santa Catarina, é um dos 17 locais do mundo inteiro, onde a muda foi plantada.

“Esta rosa foi desenvolvida para florescer em todos os relevos, climas e continentes. Suas pétalas e espinhos simbolizam a força e a resistência que as mulheres representam, e a esperança e liberdade retratadas na história de Anita”, elucidou o historiador e representante do Instituto Cultural Anita Garibaldi, Adilcio Cadorin, durante o plantio.

A ação integra o calendário comemorativo dos 200 anos de nascimento de Anita e faz parte do projeto de Curricularização da Extensão desenvolvido pelo curso de Pedagogia da UNIFEBE. “A educação e a cultura precisam caminhar lado a lado. A Rosa de Anita é história, é cultura e é educação. Por isso que ficamos lisonjeados em receber esta muda, que é um marco na história do nosso estado, e que servirá de referência para o estudo de tantas gerações”, enalteceu a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

A solenidade contou com a presença das Guardiãs de Anita, do advogado e entusiasta da causa, Carlos Prudêncio, da representante da GERED regional Brusque, Lilian Marchi,  da secretária de Educação de Brusque, Eliani Busnardo Buemo, da superintendente da Fundação Cultural de Brusque, Zane Marcos, da superintendente da Fundação Cultural de Guabiruba, Jenifer Schlindwein, além do vice-reitor da UNIFEBE, professor Sergio Rubens Fantini, do pró-reitor de Graduação, Sidnei Gripa, da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Edineia Pereira da Silva, da coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, e de professores e acadêmicos do curso.

Depois do plantio, os estudantes de Pedagogia foram convidados a acompanhar a palestra “Heroína dos Dois Mundos”, ministrada pelo historiador Adilcio Cadorin. Durante a fala, o representante do Instituto Cultural Anita Garibaldi falou sobre o calendário comemorativo do bicentenário, iniciado em 2020.

Projeto de Curricularização

Antes de planejar o plantio da rosa, os acadêmicos de Pedagogia da UNIFEBE já estavam envolvidos com a história de Anita. Os estudantes visitaram a casa da heroína em Laguna, e a partir dos dados coletados, desenvolveram diversas atividades educacionais para trabalhar com os alunos dos Anos Iniciais.

“O projeto ainda está em andamento, mas já tem apresentado resultados positivos. Com essa atividade, as crianças dos Anos Iniciais aprenderão sobre a história de Anita por meio de contação de histórias e visitas na UNIFEBE. As metodologias de ensino sugeridas pelos acadêmicos, aproximarão os alunos dessa história e fortalecerão a memória cultural que Anita deixou”, enfatizou a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann.

A Rosa

Criada pelo botânico italiano Giulio Pantoli e desenvolvida em parceria com o Museo Renzi, com o Instituto Técnico Garibaldi Da Vinci e o Governo da Emília Romagna na Itália, e o Instituto Anita Garibaldi (CulturAnita) de Laguna (SC), a Rosa de Anita é fruto da clonagem de rosas do jardim da residência da família Garibaldi, na Itália.

O projeto internacional “Dois Mundos e uma Rosa para Anita” foi encabeçado pelos estudantes de Agronomia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), responsáveis pela clonagem das mudas. Além de ser uma espécie cultivada no jardim da família, Rosa também é o nome da terceira filha de Anita e Giuseppe Garibaldi, que nasceu em 1843 e faleceu aos dois anos de idade.

Anita Garibaldi

Catarinense, nascida em Laguna, Ana Maria de Jesus Ribeiro, ficou popularmente conhecida como Anita Garibaldi ou Heroína dos Dois Mundos. Casada com Giuseppe, Anita teve um importante papel na luta contra o império e, além de ter sido uma das líderes da Revolução Farroupilha e da Batalha de Curitibanos, no Brasil, também participou da Batalha de Gianocolo, na Itália.

Comunicado nº 04/12 – Resultado Final do Processo Seletivo de Estagiários para o Núcleo de Informática

01 de fevereiro de 2012
UNIFEBE de férias coletivas de 21/12 a 21/01/2017