notícias colégio
Notícias
29 de setembro de 2022
por: Celio Bruns Junior
Mídia - Beatriz

Simpósio organizado por acadêmicos de Medicina discute questões sobre a violência contra mulheres

Também participaram do evento estudantes de Psicologia e Direito

O Comitê de Saúde Pública e Educação Médica da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA BRAZIL UNIFEBE), promoveu na última semana o “1º Simpósio Iéfico”, com o tema “Violência contra a Mulher: Aspectos Jurídicos, Psicológicos e Médicos”, devido aos crescentes casos de agressões e feminicídios registrados constantemente nos noticiários. O evento reuniu acadêmicos de Medicina, Direito e Psicologia, além de especialistas nas áreas, que executaram palestras sobre seus pontos de vista, conforme suas áreas de atuação sobre o tema.

De acordo com a acadêmica Martina França, da 8ª fase, uma das organizadoras do simpósio, o evento teve como objetivo geral estabelecer os aspectos psicossociais, médicos e legais relacionados ao cenário de violência contra a mulher. “Com essa ação, espera-se que o público entenda a realidade sobre a vulnerabilidade da mulher na sociedade atual, além de entender que o papel do médico diante de uma queixa de abuso é prestar auxílio e buscar que esse abuso seja esclarecido. Com o simpósio, queremos que os colegas se informem sobre os aspectos legais quanto à violência contra a mulher no meio médico, o impacto psicossocial da vítima e conheçam o Serviço de Atendimento para Vítimas de Violência Sexual (SAVS) e seu funcionamento”, explica Martina.

Uma das palestrantes foi a professora universitária Débora Arenhart, presidente da Associação da Mulher Unimediana de Blumenau (AMUB). Ela elogia a iniciativa e afirma que o evento evidenciou a necessidade de conscientização sobre o tema para profissionais de diversas áreas. “Para os acadêmicos de Medicina, por exemplo, o simpósio auxiliou na avaliação das questões de comprometimentos físicos da violência, seus desdobramentos e de como se consegue descobrir que determinada situação esteja vindo de violência no âmbito familiar. Já para os estudantes de Direito, o tema possui como questão urgente a da proteção jurídica para mulheres e crianças. Esse evento mostra que a UNIFEBE é uma instituição preocupada em formar cidadãos éticos e atuantes”, sustenta Débora.

Além de Débora Arenhart, palestraram as psicólogas Bárbara Pacheco e Lucimara Pavesi, o advogado Olimpierri Mallmann e o médico João Diedrich.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Unifebe divulga acadêmicos com inscrições confirmadas para o FIES

Unifebe divulga acadêmicos com inscrições confirmadas para o FIES


26 de maio de 2009
Ação na Praça mostra importância da alimentação saudável

Ação na Praça mostra importância da alimentação saudável


23 de maio de 2011
Liberada a 1ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2009.1

Liberada a 1ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2009.1


27 de maio de 2009
Skip to content