notícias colégio
Notícias
29 de setembro de 2022
por: Celio Bruns Junior
Mídia - Beatriz

Simpósio organizado por acadêmicos de Medicina discute questões sobre a violência contra mulheres

Também participaram do evento estudantes de Psicologia e Direito

O Comitê de Saúde Pública e Educação Médica da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA BRAZIL UNIFEBE), promoveu na última semana o “1º Simpósio Iéfico”, com o tema “Violência contra a Mulher: Aspectos Jurídicos, Psicológicos e Médicos”, devido aos crescentes casos de agressões e feminicídios registrados constantemente nos noticiários. O evento reuniu acadêmicos de Medicina, Direito e Psicologia, além de especialistas nas áreas, que executaram palestras sobre seus pontos de vista, conforme suas áreas de atuação sobre o tema.

De acordo com a acadêmica Martina França, da 8ª fase, uma das organizadoras do simpósio, o evento teve como objetivo geral estabelecer os aspectos psicossociais, médicos e legais relacionados ao cenário de violência contra a mulher. “Com essa ação, espera-se que o público entenda a realidade sobre a vulnerabilidade da mulher na sociedade atual, além de entender que o papel do médico diante de uma queixa de abuso é prestar auxílio e buscar que esse abuso seja esclarecido. Com o simpósio, queremos que os colegas se informem sobre os aspectos legais quanto à violência contra a mulher no meio médico, o impacto psicossocial da vítima e conheçam o Serviço de Atendimento para Vítimas de Violência Sexual (SAVS) e seu funcionamento”, explica Martina.

Uma das palestrantes foi a professora universitária Débora Arenhart, presidente da Associação da Mulher Unimediana de Blumenau (AMUB). Ela elogia a iniciativa e afirma que o evento evidenciou a necessidade de conscientização sobre o tema para profissionais de diversas áreas. “Para os acadêmicos de Medicina, por exemplo, o simpósio auxiliou na avaliação das questões de comprometimentos físicos da violência, seus desdobramentos e de como se consegue descobrir que determinada situação esteja vindo de violência no âmbito familiar. Já para os estudantes de Direito, o tema possui como questão urgente a da proteção jurídica para mulheres e crianças. Esse evento mostra que a UNIFEBE é uma instituição preocupada em formar cidadãos éticos e atuantes”, sustenta Débora.

Além de Débora Arenhart, palestraram as psicólogas Bárbara Pacheco e Lucimara Pavesi, o advogado Olimpierri Mallmann e o médico João Diedrich.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Sustentabilidade, ciência e política dão continuidade a Formação Continuada

Sustentabilidade, ciência e política dão continuidade a Formação Continuada


04 de fevereiro de 2015
Declare Certo UNIFEBE responde principais dúvidas sobre Imposto de Renda
Serviço

Declare Certo UNIFEBE responde principais dúvidas sobre Imposto de Renda


10 de março de 2017
Professores da UNIFEBE compõem Diretoria Executiva e Conselho Editorial da Casa de Brusque
Universidade Comunitária

Professores da UNIFEBE compõem Diretoria Executiva e Conselho Editorial da Casa de Brusque


06 de agosto de 2019
Skip to content