26 de junho de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Sustentabilidade alemã impressiona alunos do Colégio Amplo/UNIFEBE

Durante intercâmbio, estudantes ficaram hospedados em casas de famílias alemãs e se envolveram em atividades culturais

“Uma viagem cheia de aprendizado”. Assim os estudantes do Colégio Amplo/UNIFEBE — Beatriz Graf, Jéssica Heloise Soares e Victor Hugo Molina — definem a experiência que tiveram na Alemanha durante Intercâmbio Cultural realizado de 10 a 21 de junho.

Beatriz, 18, enfatiza que lhe chamou atenção a sustentabilidade do local. Segundo ela, quase todas as casas têm placas fotovoltaicas para transformar a energia solar em elétrica e os mercados entregam dinheiro pelas garrafas de plástico quando devolvidas para estimular as pessoas a não jogarem o material no lixo.

— Eles são extremamente conscientes e ligados às questões sociais. Tínhamos uma programação todos os dias voltada para as questões ambientais, sempre estávamos conhecendo coisas novas sobre a cultura deles, mas ao mesmo tempo conectados com a natureza — conta Beatriz.

Para Jéssica, 16, a experiência foi incrível, diferente de todas as viagens que já fez. Essa foi a primeira vez que ela vivenciou uma cultura estrangeira.

— A viagem foi cheia de aprendizados. Fiquei surpresa com o modo como os alemães se importam com o planeta e com as gerações futuras. Eles pensam no próximo e não é somente no presente. Achei isso incrível — observa a estudante.

Victor Hugo, 16, enfatiza que a experiência na Alemanha também foi incrível.

— Acho que o significado de intercâmbio foi realmente valorizado, porque fizemos uma troca muito intensa de cultura e aprendizados. Basicamente fiz 21 outros amigos da minha idade e isso não tem preço. A Alemanha é tudo que eu esperava que fosse e mais um pouco. A organização do país impressiona. Em resumo, a viagem foi incrível e inesquecível! — ressalta Molina.

Intercâmbio

A viagem é resultado da parceria entre a prefeitura de Brusque e de Guabiruba e suas cidades coirmãs, Karlsruhe e Karlsdorf-Neuthard. Essa é a sexta vez que o projeto aconteceu entre Brasil e Alemanha. Além dos alunos do Colégio Amplo/UNIFEBE, quatro estudantes de Guabiruba, quatro de Brusque e dois professores — um de alemão e outro de inglês, participaram do intercâmbio.

Os alunos ficaram hospedados em casas de famílias alemãs e se envolveram em atividades culturais, de lazer e visita a organizações estudantis como escolas, universidades, museus, pontos turísticos e polos de tecnologia.

No dia 23 de outubro a 01 de novembro, os estudantes alemães virão para o Brasil e ficarão alojados nas residências de famílias brasileiras.

Atuação de psicólogos da Portonave é apresentada aos acadêmicos

Atuação de psicólogos da Portonave é apresentada aos acadêmicos

16 de agosto de 2018
Canelinha abre inscrições para transporte universitário na próxima segunda-feira (29)