Os acadêmicos da 6ª fase A de Engenharia Civil da UNIFEBE visitaram no dia 25 de novembro a finalização das obras de alteamento da Barragem Sul, em Ituporanga. A atividade fez parte da disciplina de Impacto Ambiental, ministrada pela professora Tamily Roedel.
A visita técnica teve como objetivos observar a barragem e os impactos ambientais da obra, que de acordo com a Resolução nº001 e 237 do CONAMA, necessita de uma licença ambiental, além de verificar os planos de monitoramento ambiental. Durante a visita, o grupo foi acompanhado por um engenheiro civil da Prosul, empresa que executou o Projeto, a Supervisão e o Planejamento das obras de alteamento.
— A visita técnica foi muito proveitosa, o túnel extravasor de água excedente em caso de capacidade máxima da barragem estava concluído, ou seja, todas as obras de alteamento da barragem estavam prontas, diferentemente do que foi observado com outra turma no primeiro semestre de 2016. Além disso, os acadêmicos puderam caminhar sobre o vertedouro, e ver como funciona o monitoramento da barragem — explica a professora.
Atualmente, há duas barragens em funcionamento na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, a de Taió e a de Ituporanga, ambas têm função de contenção de cheias, desempenhando uma função muito importante no Vale do Itajaí.