29 de agosto de 2014

UNIFEBE comemora 41 anos de história com festa e poesia

Para comemorar os 41 anos de história do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, professores e funcionários sopraram as velinhas no bolo de aniversário da instituição na tarde de sexta-feira (29). O evento de “Integração” foi realizado no Auditório do Bloco C, campus Santa Terezinha.

O reitor Günther Lother Pertschy agradeceu a dedicação de todos e parabenizou os colaboradores pelo aniversário. “Hoje é um dia para comemorar os avanços da instituição. Tenho a certeza de que com o empenho de todos podemos ir cada vez mais longe”, disse.

O professor Andre Luis Almeida Bastos parabenizou os gestores e os colaborados pelo crescimento da UNIFEBE. “Como docente, tenho a grata e maravilhosa experiência de ter acompanhado os últimos anos desta instituição que dignamente tem cumprido seu papel na comunidade em que se encontra”, afirma.
Além da festa de aniversário, os convidados também conheceram os 12 poemas vencedores do concurso cultural “Poesia Urbana”, expostos em um varal literário.

Poesia Urbana

A 4ª edição do “Poesia Urbana” teve mais de 600 inscrições de todos os estados do Brasil, e dos países: Portugal, Moçambique e Montenegro. Os poemas escolhidos receberão menção honrosa e serão divulgados em outdoors em Brusque, Guabiruba, Nova Trento e São João Batista, em datas previamente agendadas.

Para o presidente da comissão avaliadora, Rafael Zen, ter a aceitação, inclusive, da comunidade internacional, confirma que o concurso está consolidado. “Essa edição foi um sucesso. É gratificante ter a resposta da comunidade artística, que se inscreveu de forma massiva e nos gerou a edição com mais inscritos nesses quatro anos de projeto. A cidade é o ponto chave das discussões globais e levar poesia para esse contexto permite a desmistificação do fazer poético”, explica.

Segundo Zen, o Poesia Urbana leva arte para uma quantidade maior de pessoas sem que, para isso, tenha que perder a qualidade dos textos. “Como dizia Hilda Hilst, uma das grandes poetisas brasileiras, a vontade do escritor é ser lido, e não ser guardado em estantes bonitas. Agradeço muito nosso corpo de avaliadores, pessoas que produzem e consomem arte, e que acreditaram e toparam fazer parte dessa iniciativa”, diz.

Confira os poemas vencedores:

“Para uma flor” – Álisson Bonsuet de Oliveira Mariano (Salvador – BA)
“Copo d’água” – Ana Elisa de Oliveira Medrado (Belo Horizonte – MG)
“Voo” – Carlos Nathan Souza Soares (São Gonçalo do Piauí – PI)
“Preso-livre” – Elimax de Andrade Lima (Fortaleza – CE)
“Porto” – Elroucian Ucayali Santos da Motta (Canoas – RS)
“Procuram-se palavras” – Jéssica de Paula da Silva (Curitiba – PR)
“Ritmofim” – Jordano João Batista de Souza (São Gotardo – MG)
“Sobre cotidiano e os velhos hábitos” – Leandro Barenho Ottesen (Rio Grande – RS)
“Saltitância” – Marcelo Melo Soriano (Santa Maria – RS)
“Efêmero” – Matheus Ferreira da Rocha (Garanhuns – PE)
“Verso incerto” – Samara Laís Silva (Arari – MA)