notícias colégio
Notícias
04 de junho de 2018
por: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social UNIFEBE

UNIFEBE firma compromisso com 7 princípios para a Educação Superior

Compromisso foi firmado pelo Reitor Günther Lother Pertschy durante o IV Encontro Internacional de Reitores Universia realizado nos dias 21 e 22 de maio

Em viagem à Espanha para a participação no IV Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado na Universidad de Salamanca, o reitor da UNIFEBE e vice-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, professor doutor Günther Lother Pertschy, firmou compromisso a favor dos 7 princípios para a Educação Superior no Brasil.

O documento foi elaborado pelo Conselho de Reitores da Universia, tendo em vista os principais desafios nacionais referentes ao futuro da Educação Superior. São eles: “Excelência acadêmica”, “Professores e metodologias”, “Responsabilidade social”, “Políticas integradas”, “Financiamento”, “Redução da evasão e promoção da inclusão” e “Emprego, empreendedorismo e inovação”.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Banco Santander Brasil, Sergio Rial, na Casa Brasil – Cientro de Estudios Brasileños da Universidade de Salamanca, que é referência internacional para a divulgação científica e cultural do Brasil na Europa.

— Esses princípios fazem com que perpassem pela realidade da gestão de uma universidade, porque são assuntos tratados no nosso dia a dia, e todos de extrema importância — afirma o reitor.

IV Encontro Internacional de Reitores

O IV Encontro Internacional de Reitores Universia é patrocinado pelo Santander – hoje o maior financiador do ensino superior, em termos de iniciativa privada no mundo – e contou com três eixos estratégicos: “Formar e aprender em um mundo digital”, “Pesquisar na Universidade: um paradigma a ser revisado?” e “Contribuição para o desenvolvimento social e territorial”.

— Tivemos contato com diversas personalidades durante a programação. Isso fez com que nos sentíssemos no maior evento de ensino superior da atualidade, vendo que há grandes possibilidades de elevarmos cada vez mais o ensino, não só em Brusque, mas em Santa Catarina — ressalta.

Internacional

O reitor Pertschy destaca a participação do rei da Espanha Felipe VI e do presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa que ressaltaram em suas falas a importância da Educação.

— A fala deles impressiona. Tive a oportunidade de conversar com o rei da Espanha e com o presidente de Portugal. A educação para esses países é estratégica, é onde todos os investimentos são canalizados, fazendo com que esses países voltem a se posicionar e estarem presentes no mundo contemporâneo. A fala deles foi inspiradora para que tenhamos certeza que a revolução e as mudanças de uma nação acontecem pela educação — afirma.

Parcerias

Durante a viagem, o reitor também visitou e participou de reuniões na Universidad de Salamanca e na Universidad de Murcia para estreitar laços em busca de convênios de cooperação internacional para os acadêmicos e colaboradores da UNIFEBE.

— Essa edição coincidiu com as comemorações dos 800 anos da Universidade de Salamanca e o próprio evento ocorreu dentro da universidade, que é histórica, a quarta mais antiga da Europa e a segunda ibero-americana. Isso fez com que pudéssemos refletir o quanto uma universidade é importante para um local, uma região e um país, como é o caso da Universidad de Salamanca que inspirou muitas universidades ao redor do planeta — afirma.

O próximo Encontro Internacional de Reitores será realizado em 2023 em Buenos Aires, Argentina.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Turma de Logística abre 1ª Cápsula do Tempo
UNIFEBE

Turma de Logística abre 1ª Cápsula do Tempo


12 de março de 2014
“Normas contábeis internacionais” é tema de palestra na Secont

“Normas contábeis internacionais” é tema de palestra na Secont


30 de setembro de 2010
Últimos dias de inscrição do Curso de Inglês Instrumental

Últimos dias de inscrição do Curso de Inglês Instrumental


16 de setembro de 2009
Skip to content