04 de julho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

UNIFEBE implanta laboratórios de informática itinerantes

Pocket Labs teve piloto desenvolvido ao longo do primeiro semestre do ano e deve passar a contar com mais de 100 notebooks

Com o crescente número de acadêmicos no ano de 2023, aumentou a demanda por laboratórios com computadores, na UNIFEBE. A alternativa para otimizar o espaço disponível foi a adoção de uma iniciativa piloto, o Pocket Labs, notebooks equipados com a tecnologia necessária para atender às demandas dos cursos oferecidos na instituição.

Ao longo no primeiro semestre, uma versão piloto do projeto foi implantada com 39 notebooks. Eles eram usados com um carrinho e preparados para as salas de aula demandadas. A preparação ainda leva em conta os programas necessários para cada curso e disciplina.

Para o vice-reitor, professor Sergio Rubens Fantini, o investimento feito nos equipamentos qualifica os serviços oferecidos na instituição. Ele destaca a possibilidade de ampliar o contato dos acadêmicos com as ferramentas digitais em sala de aula e a tendência de aumentar o número de notebooks utilizados. “A UNIFEBE investe e preza muito na qualidade de seu ensino e o investimento na infraestrutura é parte dessa busca constante”, afirma.

Conforme o gestor do Núcleo de Informática, Cristhiano Peruzzi, a iniciativa deve passar a contar com 103 unidades, divididos em dois carrinhos. Peruzzi lembra que a iniciativa surgiu após análises de demandas e sugestões da Pró-reitoria de Graduação (Proeng). Dos debates, veio o modelo de adoção de um laboratório itinerante e capaz de se adaptar às necessidades dos cursos.

Demandas
A mobilidade e características dos equipamentos escolhidos para os laboratórios itinerantes são destacados por Peruzzi. Segundo ele, no primeiro semestre, os equipamentos tiveram os usos mais recorrentes em cursos como as engenharias, Design de Moda ou Arquitetura.

“São máquinas de alta performance e ‘subimos a régua’ para atender. A nossa ideia era que, quando disponibilizássemos esses serviços, que fosse o que se tem de melhor em um laboratório fixo, mas adaptado para o uso em um notebook”, descreve. Outro ponto observado pelo setor foi a maior flexibilidade para o formato das aulas. “Nos trouxe uma dinâmica para podermos transformar a sala de aula em laboratório. Acabamos percebendo que os professores reagiram bem e o projeto pode trazer novas dinâmicas”, projeta.

Profissionais de engenharia conversam com acadêmicos
Mercado de Trabalho