A quarta-feira, 22 de maio, foi especial para os acadêmicos de Engenharia Civil do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE que participaram da inauguração do Laboratório de Materiais. A nova instalação ocupa um espaço de aproximadamente 75m² e, conforme o coordenador, possibilitará aos alunos um melhor aprendizado dos conteúdos ministrados em sala de aula através de ensaios e experimentos. “Na engenharia civil tudo o que se utiliza em termo de materiais precisa ser ensaiado e testado exaustivamente, e este laboratório nos permite saber que existe uma metodologia para isso”, explicou.
Durante a cerimônia, o acadêmico Fábio Foster representou os colegas e falou da importância do laboratório para a formação de todos.
Já o reitor, Günther Lother Pertschy, falou da preocupação da UNIFEBE em proporcionar o contato com a prática de cada área logo nas primeiras fases dos cursos. “Nosso objetivo é que o aluno já se apaixone pela profissão que escolheu desde o início”, frisou. Pertschy também desejou sucesso aos acadêmicos e pediu o apoio de todos para que o novo laboratório seja utilizado com responsabilidade.
Equipamentos
O laboratório dispõe de um Peneirador Aerodinâmico para análise granulométrica de materiais como cimento, gesso, calcário, argilas, entre outros materiais. Esse ensaio permite determinar o índice de finura dos materiais para atendimento da norma brasileira NBR 12.826, possibilitando avaliar melhor as características físicas destes materiais.
Também está disponível um Misturador de Argamassa mecânico, conhecido como argamassadeira, utilizado para a preparação e homogeneização da massa que permite que seja obedecido às características da mistura exigidas na norma brasileira NBR 7.215.
O novo espaço ainda conta com betoneiras de 130 litros e 400 litros que permitem uma melhor homogeneização e rapidez da mistura. Ainda serão incorporados aos equipamentos do laboratório, no mês de junho, uma Prensa Servo-Hidráulica que funciona acoplada a um microcomputador, que permite a realização de ensaios com taxa de incremento de carga constante e manutenção de carga com alto grau de automatismo e emissão de relatórios e um extensômetro que permite a determinação do módulo tangente inicial, módulo secante e diagrama de tensão-deformação de acordo com as normas ABNT NBR 8522. “O equipamento permitirá a análise automática dos resultados ao final dos ensaios, permitindo ainda ensaios de compressão em corpos de prova, deformação e resistência à tração de materiais de construção civil”, destaca o coordenador.
Texto: Thayse Helena Machado
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social