notícias colégio
Notícias
02 de janeiro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

UNIFEBE investe em capacitações internas e melhorias na integração de colaboradores

Ao longo do ano, treinamentos e formações continuadas somaram mais de 125 horas de programação

A capacitação de colaboradores e a promoção de momentos de integração fizeram parte das ações desenvolvidas ao longo do ano. Ao todo, foram mais de 125 horas de atividades focadas em formações e treinamentos. Elas fazem parte das ações realizadas ao longo do ano, segundo dados do setor de Recursos Humanos da instituição.

As atividades reuniram desde formações continuadas como o Programa Saúde Mental; utilização de ferramentas tecnológicas no trabalho; comunicação não violenta, atendimento cinco estrelas, técnicas de comunicação verbal e não verbal até a educação financeira e o uso básico e avançado de planilhas digitais. Os colaboradores também tiveram atividades voltadas para orientações sobre o programa estadual Universidade Gratuita e segurança, como da Brigada de Incêndio interna, Comissão Interna de Acidentes (CIPA).

Momentos como palestras focadas na autocuidado, saúde da mulher e do homem e campanha de doação de sangue também estiveram entre as atividades desenvolvidas. Novos colaboradores puderam conhecer mais sobre o funcionamento da instituição e sua história durante a integração interativa preparada para esse público. Parte da programação organizada ao longo do ano envolveu ainda integrações como o Dia da Família, Dia das Mães, ações de Natal e a organização de visitas, como a da Villa Renaux.

Segundo a supervisora do setor de Recursos Humanos, Juliana Peixer, as atividades atendem tanto as demandas indicadas pelos gestores de cada área quanto faz parte de indicativos que recebem atenção e acompanhamento recorrentes.

“Um dos objetivos da aplicação das ações é o atendimento ao eixo ‘Políticas de Gestão’ do instrumento de avaliação institucional externa, mais especificamente ao Indicador ‘Política de capacitação e formação continuada para o corpo técnico-administrativo’”, explica. “Tão importante quanto atender os quesitos de avaliação institucional é promover o engajamento das equipes e a retenção de talentos”, destaca.

Ela ressalta que as ações foram desenvolvidas com suporte de diferentes setores da instituição, como Assessoria Jurídica; Núcleo de Informática; Suprimentos; Serviços Gerais e Manutenção; Financeiro; Comunicação Social e Eventos; e Extensão.

Engajamento e aproximação
Segundo a psicóloga organizacional, Maria Aparecida Florêncio, as atividades são uma forma importante no desenvolvimento de habilidade e competências, além de possibilitar interações entre os colaboradores dos diferentes setores. De acordo com ela, com as práticas, é possível estimular o engajamento da equipe e o desenvolvimento da instituição.

Ela destaca a parceria mantida com os responsáveis de cada setor e o papel de levantamentos como as avaliações de desempenho, pesquisa de clima e o propósito da empresa. “Os treinamentos, quando bem direcionados, auxiliam no aperfeiçoamento de habilidades necessárias para a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa. O colaborador que se sente preparado para realizar suas atividades com qualidade técnica e teórica tem a sensação de maior satisfação profissional. Investir no aperfeiçoamento contínuo é uma das formas de retenção de talentos e valorização dos profissionais”, descreve.

Outra ferramenta para melhoria do ambiente interno e prestação de serviço, que está em processo de implantação, é o serviço de acolhimento psicológico. Ele prevê práticas de escuta ativa, com o treinamento aos responsáveis de cada setor. No momento, o espaço para as práticas está sendo preparado. Também há atendimentos aos colaboradores, com orientações e acolhimento voltados ao gerenciamento de dificuldades emocionais que possam impactar na rotina pessoal ou profissional.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Resultado do Proc. Sel. Técnico-Administrativo para a função de Supervisor Extensão

Resultado do Proc. Sel. Técnico-Administrativo para a função de Supervisor Extensão


18 de fevereiro de 2010
Alunos de Publicidade vencem prêmio nacional de Comunicação
Cultura

Alunos de Publicidade vencem prêmio nacional de Comunicação


18 de outubro de 2017
Estudantes de Pós-graduação da UNIFEBE publicam artigos em congressos nacionais
Pesquisa

Estudantes de Pós-graduação da UNIFEBE publicam artigos em congressos nacionais


23 de novembro de 2020
Skip to content