notícias colégio
Notícias
25 de fevereiro de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

UNIFEBE realiza primeira oficina de elaboração de projetos para captação de recursos públicos

Especializações presenciais iniciam neste primeiro semestre de 2022

Nesta sexta-feira (25), os representantes das entidades do terceiro setor de Brusque e região participaram da primeira oficina de elaboração de projetos para captação de recursos públicos. A capacitação marcou o início de uma série de encontros, que serão oferecidos pela UNIFEBE, em parceria com a Rede Laço de Voluntariado. As oficinas serão realizadas presencialmente na instituição, na última sexta-feira de cada mês e com carga horária de 3 horas.

O Fundo para a Infância e Adolescência (FIA/SC), gerido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-SC), foi o foco do primeiro encontro. “Nesta primeira formação pensamos em focar em um edital que já está em vigência. Para isso, elencamos pontos importantes que merecem atenção no documento e, em seguida, iniciamos a abordagem voltada à criação/elaboração de projetos para captar recursos. Mais do que orientar, nosso intuito é trabalhar com uma mentoria contínua, para sermos um ponto apoio às instituições”, frisou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edineia Pereira da Silva.

A capacitação foi conduzida pela professora Edinéia Pereira da Silva e pela Supervisora de Pesquisa e Internacionalização da universidade, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop. Também esteve presente o Gestor de Projetos da Rede Laço, Coronel Eduardo Gonçalves, representando a primeira-dama do estado e presidente da Rede Laço, Késia Martins da Silva.

O Coronel Eduardo Gonçalves considera essencial a difusão do conhecimento para a realização dos projetos. “Essas oficinas permitirão que os participantes recebam ferramentas e metodologias para melhor gerenciar seus projetos. Temos em Santa Catarina muitas oportunidades para captação de recursos, e a Rede Laço pretende desenvolver uma plataforma específica para que todas as entidades públicas e privadas possam publicar seus editais”, revela o Coronel Eduardo.

FIA

Por meio do edital serão selecionados projetos direcionados ao desenvolvimento de atividades ou ações que envolvam programas de prevenção, promoção, proteção e defesa de direitos das crianças e adolescentes. Os projetos contemplados terão um orçamento máximo de R$ 200 mil. As entidades têm até o dia 31 de março, para pleitear o recurso, e o resultado definitivo será publicado e homologado no dia 27 de julho.

Rede Laço

O Programa Rede Laço de Incentivo ao Voluntariado é vinculado à Casa Civil do Governo do Estado, a quem compete dar o suporte operacional e jurídico. Ele foi instituído pelo decreto estadual 559/2020, publicado no Diário Oficial do Estado nº 21.247, em 14 de abril.

Como missão, o Programa Rede Laço visa promover o voluntariado de forma articulada entre o Governo, as organizações da sociedade civil e o setor privado, incentivar o engajamento social e a participação cidadã em ações transformadoras da sociedade, divulgar editais de fundos públicos e privados para captação de recursos a projetos de entidade do Terceiro Setor e promover oficinas de capacitação para entidades e voluntários.

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Alunas de Psicologia apresentam trabalho em congressos
UNIFEBE

Alunas de Psicologia apresentam trabalho em congressos


14 de novembro de 2017
Documentação necessária para matrícula de calouros

Documentação necessária para matrícula de calouros


19 de julho de 2005
Professores promovem debate sobre Imprensa e Direito

Professores promovem debate sobre Imprensa e Direito


06 de junho de 2011
Skip to content