Até sexta-feira, 18 de maio, a comunidade de Brusque e região pode conferir na UNIFEBE, campus Santa Terezinha, a exposição fotográfica Claro Gustavo Jansson: o fotógrafo do Contestado. O projeto — da Fundação Catarinense de Cultura — teve início em 2016 e entrou no circuito de exibições em diversas cidades de Santa Catarina. A UNIFEBE é a terceira instituição de ensino do estado a receber a exposição.
Ao todo, são 148 fotografias, divididas em temas, que foram cedidas pela filha do fotógrafo, Doroty Jansson, à pesquisadora, historiadora e escritora, Rosa Maria Tesser, que também palestrou sobre o tema na UNIFEBE, na noite de segunda-feira, 14 de maio.
Rosa enfatiza que Jansson foi um imigrante sueco radicado no Brasil e fotografou o Conflito do Contestado, deixando um grande legado para Santa Catarina.
— Estamos incutindo uma semente aos acadêmicos desta universidade, de registros muito raros da história catarinense. Ficará um legado que um dia poderá ser registrado nos anais de comunicação da UNIFEBE — destaca a pesquisadora.

A guerra
A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes dos poderes estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira, disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.

Prestigie
O quê? Exposição fotográfica Claro Gustavo Jansson: o fotógrafo do Contestado
Quando? Até 18 de maio
Onde? Átrio do Bloco A da UNIFEBE
Informações: (47) 3211-7000