10 de fevereiro de 2011

Unifebe recepciona calouros

Nesta quarta-feira, 9, os calouros do Centro Universitário de Brusque – Unifebe foram recepcionados no Anfiteatro da Instituição. Durante o evento os acadêmicos receberam informações sobre a Unifebe e os setores que a compõem. Ganharam um caderno, acompanharam a apresentação de uma peça teatral, realizada pelas egressas do curso de Pedagogia, Bárbara Finck dos Santos e Emmy Venturelli Nascimento, e do Coro Unifebe.

Os estudantes também responderam a pergunta "o que você espera do futuro", cujas respostas foram guardadas em uma "cápsula do tempo", a qual será aberta no mês da formatura. "Minha expectativa é grande. Espero com o curso superior melhorar a minha vida e conquistar um bom emprego, em uma empresa que me valorize", comentou a caloura de Engenharia de Produção, Maísa Priscila Cavichioli, 17 anos, pouco antes de fazer o texto para a cápsula do tempo.

Já Eraldo de Oliveira, 38 anos, é calouro do curso de Direito. Formado em Matemática ele sonha em ser advogado e na Unifebe pretende aprender muito com os professores. "Sempre quis fazer este curso, mas por influência da família acabei me tornando um matemático", contou. "Minha expectativa hoje é a melhor possível", adiantou ele.

O objetivo da cápsula do tempo é confrontar os jovens com suas expectativas pessoais, acadêmicas e profissionais, tanto que o tema escolhido pela Instituição para receber os novos alunos foi: Unifebe – o futuro começa aqui. "Formamos com a preocupação humanista. Vocês não são apenas seres laborativos, que têm que ser preparados somente para o mercado de trabalho. São seres políticos, sociais, estéticos, éticos, artísticos… Queremos formá-los não só com a competência técnica, mas de modo integral, para que possam viver intensamente rumo à felicidade", disse a reitora, Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli.

Para finalizar o evento e marcar o primeiro dia de ensino superior dos alunos todos foram convidados a abraçar os colegas. Afinal, é na universidade que se fazem amigos para a vida toda.

Trote da Cidadania

Os calouros da Unifebe também foram convidados a participar do Trote da Cidadania, que propõe a inclusão dos acadêmicos no cadastro de voluntários para a doação de medula óssea, por meio da coleta de 5 ml de sangue.

Com a ideia de que o futuro também é feito de solidariedade a Unifebe firmou uma parceria com o Laboratório Verner Willrich, que trará seus profissionais ao campus Santa Terezinha, na segunda-feira, 21 de fevereiro, no período noturno, para realizar as coletas. "Para a Unifebe o trote é um momento de solidariedade. Uma ação comunitária voltada para o bem comum", salientou o pró-reitor de Ensino de Gradução, Claudemir Aparecido Lopes.

De acordo com o laboratório, que é parceiro do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) desde janeiro, a chance de encontrar um doador compatível fora da família é de uma em cem mil, por isso a importância de uma maior quantidade de doadores. "Para participar basta ter a disposição de ajudar quem está na fila por um transplante", ressaltou a farmacêutica bioquímica do laboratório, Adriana Helena Sedrez.

De acordo com ela, a empresa ficou feliz com o convite da Unifebe para participar do trote solidário. "Esse contato com a universidade é muito positivo", completou. Alunos veteranos também podem participar da campanha de doação.

Texto: Thayse Helena Machado  / Foto: Rafael Zen
Publicado por Assessoria de Comunicação – Unifebe

Estudantes de Design Gráfico visitam empresa de embalagens

Estudantes de Design Gráfico visitam empresa de embalagens