08 de dezembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Design de Moda UNIFEBE doa mais de 200 turbantes para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque

Acessórios foram confeccionados pelos próprios estudantes do curso

Mais de 200 turbantes foram doados pelo curso de Design de Moda da UNIFEBE para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque. Os acessórios foram confeccionados pelos próprios acadêmicos, durante as atividades de Curricularização da Extensão, realizadas no segundo semestre de 2023, e foram entregues à ONG, que distribuirá às pacientes diagnosticadas com câncer.

De acordo com a professora responsável pela atividade, Gabriela Poltronieri Lenzi, as peças são fruto de uma série de ações desenvolvidas com os estudantes, desde pesquisas, palestras, workshops e bate-papos sobre a importância do acessório para os pacientes com câncer.

Os turbantes foram confeccionados com malha, tecido indicado pela própria Rede Feminina como o ideal. A matéria-prima foi doada pela Aradefe Malhas, parceira do projeto e do curso. “O que sentimos é que os acadêmicos criaram muita empatia pelo projeto como um todo. Ao ouvir os relatos da ONG e das pacientes eles se sensibilizaram ainda mais com a causa. Entenderam a importância de enxergar o acessório além do lado estético da peça”, destaca a professora.

Dentro da embalagem de cada turbante, uma carta escrita pelo estudante revela um pouco do sentimento de participar do projeto. “A maior inspiração para a produção das peças foram as histórias que ouvimos das mulheres incríveis da Rede Feminina, sobretudo daquelas que enfrentaram o câncer. O objetivo era produzir algo que pudesse ser especial para a mulher que o recebesse, que fosse um toque de carinho na vida dela. Participar de uma atividade assim nos faz crescer no âmbito pessoal tanto quanto profissional, porque nos ensinou a criar empatia e sensibilidade pelos sentimentos daquelas pessoas que usarão os produtos criados e confeccionados por nós”, revela a acadêmica da 2ª fase, Elizete Gabriela Evangelista.

Além dos turbantes, o curso realizou uma sessão de fotos com pacientes e voluntárias da ONG. A atividade, realizada no estúdio fotográfico da UNIFEBE, foi conduzida pelos professores Robson de Souza e Thaissa Schneider. Já aos estudantes coube a missão de produzir e maquiar as 15 representantes da ONG, que foram transformadas em verdadeiras modelos.

Algumas das fotos produzidas pela instituição foram entregues impressas à Rede Feminina com os turbantes e cartões. Sobre a parceria da UNIFEBE com a entidade, a presidente, Miriam Evangelista Ribeiro, conta que a ideia de confeccionar os turbantes surgiu de uma demanda da própria ONG. “Com o aumento de mulheres atendidas em nossos grupos, os acessórios estavam em falta. Esses mais de 200 turbantes doados, com certeza nos ajudarão muito. A Rede tem muito a agradecer a UNIFEBE por todas essas parcerias e esse olhar sensível com a nossa causa”, enfatiza Miriam.

Curricularização da Extensão

Realizada semestralmente com os acadêmicos dos cursos de Graduação, a Curricularização da Extensão prevê a realização de projetos, programas, oficinas, eventos e até prestações de serviços à comunidade, por meio da articulação do ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar.

“Esse contato com um agente externo é essencial para a formação dos futuros designers. O projeto permite a prática da profissão, mas, sobretudo, aprimora o lado humano e sensível, essencial para qualquer profissional que quer se destacar no mercado de trabalho”, enaltece a coordenadora do curso de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa.

Amparados por professores, em conjunto com as vivências e problemáticas reais da sociedade, a Curricularização da Extensão visa proporcionar essa troca entre universidade, empresas, poder público e população em geral.

“A extensão universitária vai além desse contato com uma entidade. Ela é uma troca de experiências, de vivências. Ela cria no estudante essa percepção do seu papel na sociedade e o resultado é positivo em todos os âmbitos. Parabéns aos acadêmicos e professores pelo belíssimo projeto”, conclui o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.

Confira as fotos do projeto desenvolvido em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer:

Design de Moda participa do movimento global Fashion Revolution

Design de Moda participa do movimento global Fashion Revolution

02 de maio de 2017
Edital de matrículas para alunos calouros e veteranos

30 de maio de 2006
Práticas de higiene no manuseio de alimentos são ensinadas pelos acadêmicos de Engenharia Química da UNIFEBE aos estudantes da Escola de Educação Básica Padre João Stolte
Engenharia Química

22 de novembro de 2021