notícias colégio
Notícias
03 de fevereiro de 2015

UNIFEBE, Sintrivest e Sindivest firmam parceria para o 5º Desfile das Costureiras

Da máquina de costura aos holofotes. Acostumadas com os bastidores do mundo fashion, no dia 25 de maio elas deixam de lado as agulhas e tornam-se modelos de suas próprias confecções no 5º Desfile das Costureiras. O evento será realizado em parceria pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba – Sintrivest e o Sindicato Patronal das Indústrias do Vestuário de Brusque e Região – Sindivest.

Na manhã de terça-feira, 3 de fevereiro, o reitor Günther Lother Pertschy recebeu no campus Santa Terezinha a presidente do Sintrivest, Marli Leandro, e a presidente do Sindivest, Rita Cássia Conti, para a assinatura do termo de parceria entre as entidades. A coordenadora do curso de Design de Moda, Edinéia Pereira da Silva Betta, acompanhou a reunião.

O desfile será realizado no dia 25 de maio, a partir das 19 horas na Sociedade Santos Dumont, com entrada gratuita. A expectativa é reunir 700 pessoas.

“Estamos muito contentes com esta parceria, pois a instituição, em especial o curso de moda, está sintonizada com o objetivo de aprimorar e desenvolver pessoas para melhorar ainda mais o setor têxtil”, destaca o reitor.

Comemorações

Para homenagear as costureiras de Brusque e região, os acadêmicos da 1ª e 3ª fase de Design de Moda da UNIFEBE desenvolverão looks com o tema “Sustentabilidade Social”.

Os estudantes serão orientados pelas professoras Graziela Aguiar e Márcia Junkes em suas disciplinas e pelo Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE, sob os cuidados da professora Mara Lúcia Figueiredo.

Cada grupo formado por três acadêmicos será responsável por uma peça da coleção e por convidar uma costureira para o Desfile. No total, 50 profissionais serão convidadas. As costureiras que tiverem interesse também podem se inscrever até o dia 10 de fevereiro por telefone no Sintrivest (47) 3351-4329 ou no Sindivest (47) 3351-6913.

Os looks serão confeccionados pelas próprias costureiras, utilizando tecidos desenvolvidos pelos alunos do curso de Produção Têxtil da UNIFEBE em parceria com o Senai.

Além disso, as homenageadas ganharão um curso de “Pesquisa e Tendências” oferecido pelo curso de Design Moda e certificado.

“Brusque tem como principal atividade econômica a indústria têxtil. Desde o fim do século XIX, com a chegada dos primeiros imigrantes, a cidade já despontava no setor a partir da fundação da primeira Fábrica de Tecidos planos no Estado”, explica Edinéia.

Segundo a coordenadora, com passar dos anos o setor têxtil foi cedendo lugar à indústria da confecção da moda. “Atualmente, a cidade é conhecida como “Polo Nacional da Pronta Entrega”. No Brasil, há cerca de 1,3 milhões de profissionais da costura, porém ainda há uma significativa falta deste profissional no mercado”, conta.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ Fotos: Thayse Helena Machado
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

Bolsa do Artigo 170: inscrições encerram nesta terça-feira

Bolsa do Artigo 170: inscrições encerram nesta terça-feira


18 de março de 2008
Evento de Tecnologia em Produção Têxtil promove quatro palestras

Evento de Tecnologia em Produção Têxtil promove quatro palestras


20 de maio de 2009
Alunos de Engenharia Civil visitam maior feira de construção civil do país
UNIFEBE

Alunos de Engenharia Civil visitam maior feira de construção civil do país


11 de setembro de 2014
Skip to content