15 de abril de 2015

UP TEEN: UNIFEBE abre laboratórios para estudantes do ensino fundamental

Nunca é cedo para tomar a melhor decisão para o futuro. Com este tema, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE em parceria com a Secretaria de Educação de Brusque realizaram nesta quarta-feira, 15, o primeiro UP TEEN, evento destinado aos estudantes do 8º e 9º ano da rede municipal de ensino.

O lançamento do projeto, que prevê ao longo do ano a realização de 116 oficinas gratuitas para aproximadamente 1.300 estudantes nos laboratórios de Química, Física e Ciências da Saúde, foi realizado no período matutino e vespertino, no campus Santa Terezinha da UNIFEBE.

A abertura oficial do UP TEEN contou com a presença do prefeito interino de Brusque, Roberto Pedro Prudêncio Neto e do reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy. Segundo o prefeito, a parceria entre a UNIFEBE e a prefeitura é recebida com satisfação.

“Esses alunos já estão vivenciando o clima universitário e podem começar a pensar em suas profissões. A questão da educação é muito ampla, envolve vários segmentos e não conseguimos atuar sozinhos, precisamos de parceiros como a UNIFEBE”, declarou.

O reitor explicou que o UP TEEN é mais uma forma da UNIFEBE exercer seu papel de universidade comunitária. “Ficamos muito contentes com a relização de mais esse projeto, direcionado a estudantes de 8º e 9º ano. O objetivo da instituição é auxiliar esses alunos a pensarem no futuro e se encantarem por uma profissão, ou determinada área”, disse.

Atrações

Divididos em grupos por escola, os estudantes conheceram os laboratórios da UNIFEBE e receberam informação sobre o funcionamento de cada local.

No intervalo das visitas, o pátio do bloco D se transformou em um grande piquinique. Os estudantes aproveitaram o tempo livre para se divertir no rapel e paredão de escalada. Os convidados também receberam um lanche da instituição.

Para as estudantes do 8º ano da escola Profª Augusta Dutra de Souza, Letícia C. da Costa e Elisa Scodro, ambas 14 anos, o evento superou as expectativas. “Achei tudo maravilhoso e muito animado. É uma coisa diferente para gente. Vamos aprender muito mais e até futuramente estudar aqui. Não imaginava que a UNIFEBE fosse tão grande, fiquei impressionada”, conta.

Com a abertura do evento, Elisa ficou ainda mais ansiosa para o início das oficinas nos laboratórios do campus Santa Terezinha. “Estou muito animada, aqui é tudo diferente, tem muita coisa para a gente aprender. Estou bastante ansiosa pelas aulas nos laboratórios”, diz.

Segundo a professora Jacqueline Santa Brigida, da escola Profª Isaura Gouvêa Gevaerd, as atrações do bloco D, especialmente, os esportes radicais, chamaram a atenção dos estudantes. “Eles adoraram o paredão de escalada. Inclusive, todo o percurso foi muito bem aproveitado por eles, porque esse é um ambiente diferente. Sair dos muros da escola e aliar a teoria à prática é muito importante”, afirma.

Segunda etapa – aulas nos laboratórios

Após o lançamento do evento, a UNIFEBE iniciará as aulas nos laboratórios. O cronograma segue até o segundo semestre e para viabilizar a participação de todas as turmas a Secretaria de Educação cuidará do transporte dos estudantes.
A oficina “Anatomofisiologia: saberes corporais” será realizada com os estudantes do 8º ano sobre questões relacionadas ao corpo humano e seus sistemas, com ênfase ao sistema nervoso central e periférico e sistema locomotor.

Já os estudantes do 9º ano participam durante o ano da oficina “Ação e reação: laboratórios a serviço do saber” desenvolvida nos laboratórios de Química e Física da UNIFEBE. O objetivo é trabalhar com os alunos as questões relacionadas à parte da ciência que estuda a física e a química, de maneira introdutória no ensino fundamental. A oficina será orientada pelos monitores dos laboratórios.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Fotos: Suellen Pereira Rodrigues/ Thayse Helena Machado
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223