Com atividades matinais e noturnas, ao longo de três dias, os acadêmicos do curso de Direito tiveram uma programação diversa durante o XXXI Simpósio de Estudos Jurídicos da UNIFEBE. A programação contou com oficinas dedicadas a temas judiciais e extrajudiciais, como a atuação dos profissionais em diferentes áreas e a influência da inteligência artificial no setor.
Os aspectos tecnológicos foram abordados no primeiro dia de programação, com os acadêmicos do período matutino. A oficina Inteligência Artificial: Aspectos destacados na área Jurídica foi ministrada pelos professores Roberto Heiznle e Jonathan Nau. Para os acadêmicos de ambos os períodos, o professor Fabiano Goldacker ministrou a oficina Construindo sua Carreira Jurídica e Adriano Requena, Prática da Usucapião dentro das Serventias Extrajudiciais.
Já no último dia de programação, no período noturno, a juíza Quitéria Tamarini Vieira Peres, reuniu acadêmicos no Bloco F da UNIFBE para a oficina Julgando Demandas Cíveis Fundadas em Acidentes de Trânsito: da Formação da Convicção Judicial à Elaboração da Sentença. A noite contou com momento de interatividade entre acadêmicos, durante a simulação de uma audiência com base no vídeo de um acidente de trânsito, na qual puderam atuar como advogado do autor, advogado do réu, testemunha e juiz.
“O objetivo foi aliar à prática a teoria e apresentar um conteúdo que desenvolvessem habilidades para o mercado de trabalho”, descreve a coordenadora do curso de Direito, professora Anna Mattoso. Ela salienta a experiência proporcionada pelo Simpósio, que ainda contou com momentos de apresentação musical, coffee break e entrega de uma garrafa personalizada, alusiva aos 32 anos do curso de Direito da UNIFEBE.
“Esse evento permanente do Curso de Direito UNIFEBE é importante para despertar habilidades e competências que complementam os ensinamentos de sala de aula, com a participação ativa do Centro Acadêmico de Direito, o CAD10, fazendo sorteios de brindes indo desde exemplares de Doutrinas Jurídicas, Vade Mécum e uma Alexa. Agradeço a participação dos professores e professoras do Colegiado do Curso de Direito da UNIFEBE, que prestigiaram o nosso Simpósio de Estudos Jurídicos”, afirma.
Ampliação de contatos
A programação, como avalia a acadêmica da 4ª fase de Direito, Ana Flavia Ramos, foi de grande proveito para ela e os colegas por trazer a prática diária da profissão para próximo dos estudantes. A atenção dada ao cuidado com os detalhes relacionados ao desenvolvimento profissional também é salientada pela estudante.
De acordo com a acadêmica, o simpósio possibilitou uma perspectiva mais construtiva profissionalmente e proporcionou reflexões sobre a importância da carreira sólida desde a academia, equilíbrio profissional e qualidade de vida.
“Pudemos ampliar nossos olhares ao cotidiano e as vastas possibilidades que o curso proporciona profissionalmente. Acompanhei os três dias de programação e não teve uma noite que não sai anestesiada com a quantidade de informações e experiências trocadas”, descreve.