dica de leitura
Arthur Timm

6 dicas de como conciliar a vida acadêmica e profissional

blogunifebe3-1

Quem trabalha e faz faculdade sabe que nem sempre é fácil conciliar a vida acadêmica e profissional. Muitas vezes, é necessário fazer alguns sacrifícios para que tudo funcione em plena sintonia. Mas como conciliar trabalho e faculdade? Confira algumas dicas para você trabalhar e estudar de uma maneira tranquila, sem prejudicar nenhum lado. Afinal de contas, um depende do outro.

Trabalhar e estudar

É claro que quando se tem que conciliar algo tão importante quanto trabalho e estudo, algumas coisas devem ser prioridades e outras não. Veja as dicas abaixo:

Crie uma rotina apropriada para cada trabalho

Saber como gerir bem o tempo é fundamental quando se tem que trabalhar e estudar. A rotina de aula muitas vezes é incerta e dessa forma é muito importante criar uma rotina própria que se encaixe no perfil de cada de trabalho.

Se você funciona melhor pela manhã, tente acordar cedo e adiantar o máximo de coisas nesse período. Se você é uma pessoa noturna, reserve uma coisa ou outra para mais tarde. Independente do horário, tente equilibrar a sua rotina de afazeres do trabalho e da faculdade. Organização é tudo!

Antecipe-se sempre

Assim que você já souber das datas de tarefas, tanto da universidade quanto do trabalho, tente adiantar algumas funções. Organize seus afazeres num período longo de tempo, pois os famosos imprevistos podem surgir no meio do caminho e atrasar tudo, caso você deixe para fazer as coisas na última hora.

Nas empresas é bastante comum as pessoas assumirem mais de uma tarefa, pois as demandas tendem a surgir a todo tempo. Mas é crucial que elas não sejam um problema que te complique ainda mais trabalhar e estudar.

Abra mão de algumas atividades

Por mais incômodo que seja escolher levar uma vida tão corrida, é muito importante abrir mão de certas coisas que você costumava fazer para liberar um pouco do seu tempo.

Se você não consegue deixar de fazer algo em prol de um tempo maior de descanso, por exemplo, também não vai conseguir se dedicar a tudo que precisa e ficará ainda mais exausto e frustrado.

Um dos segredos para trabalhar e estudar é não tentar se desdobrar tanto para fazer tudo aquilo que deseja. Escolha alguma atividade para eliminar do seu dia e tente aproveitar o tempo da melhor forma possível para você.

Busque soluções inovadoras

Se tem algo que o empreendedorismo ensina a todos é: buscar soluções diversas e inovadoras. Se você está precisando fazer um trabalho enorme da faculdade sobre um tema mais complexo, encontre fontes diferentes que consigam ser encaixadas ao longo do seu dia.

Procure em vídeos, e-books e fóruns de discussão sobre o tema, ou seja, crie formas de desenvolver o trabalho e adapte-as ao seu tempo, seja dentro do ônibus, no horário do almoço no trabalho ou nos 30 minutos que você tem livre no dia.

Divida o tempo

É claro que quando se está empolgado com alguma coisa, a tendência é querer sair fazendo o máximo e descansando o mínimo possível. Mas isso nem sempre isso é possível, pois trabalhar e estudar requer tempo, esforço e muita dedicação.

Se você acelerar o ritmo demais, vai se cansar mais cedo que deveria e não vai render o suficiente para terminar tudo. Corpo e mente precisam de um tempo para descanso. Portanto, respire ares que não sejam os do trabalho e universidade em alguns períodos do dia. Tire um tempo para você!

Tenha um objetivo

Existe um ditado que diz que você não é obrigado a fazer aquilo que ama, mas é obrigado a amar aquilo que você faz. Tenha um objetivo na vida profissional e acadêmica.

Imagine sua formatura na faculdade ou seu aplicativo fazendo a diferença no mercado. Tudo isso te dará uma força enorme para continuar a trabalhar e estudar, principalmente nos dias em que bate aquela vontade de jogar tudo para o alto e sair correndo. Foque no que deseja e siga em frente!

Uma segunda chance

Uma segunda chance