dica de leitura
Sugestão de Leitura
24 de maio de 2018
por: Lucas Xavier
Arthur Timm

9 atualidades que podem cair no vestibular em 2018

atualidades

Se você está estudando para o vestibular, além de dominar tudo que aprendeu dentro de sala de aula, deve também estar por dentro dos últimos acontecimentos que modificaram o cenário político e econômico tanto nacional como internacional.  Esse é um dos fatores que podem garantir o seu bom desempenho para o ingresso na faculdade. Hoje, trouxemos 9 atualidades que podem cair nas provas.

Atualidades para vestibular

Preste atenção nos possíveis assuntos abaixo que podem ser temas de redações e questões do vestibular ou do ENEM.

1 – Estatuto do Desarmamento

O estatuto do desarmamento foi sancionado em 2003 e apresenta dados significativos desde então. Um deles é de que, na última década, mais de 130 mil armas saíram de circulação e mais 160 mil vidas foram salvas no Brasil. No entanto, algumas opiniões levantam polêmicas sobre a legalidade da posse de armas de fogo. Com isso, a divisão entre os que defendem e os que são contra, aumentam as possibilidades desse assunto ser um dos mais debatidos durante as eleições presidenciais de 2018.

2 – Os novos problemas de privacidade na internet

Os avanços da tecnologia facilitam a comunicação e o acesso à informação. Na contramão, estar conectado também traz polêmicas. Um das mais famosas foi quando a justiça brasileira tentou bloquear o aplicativo de conversas WhatsApp, com o objetivo de obter alguma informação que contribuísse para investigação de crimes. O aplicativo não liberou as devidas informações e por isso, a privacidade na internet divide opiniões sobre ética e segurança.

3 – Mobilidade urbana

Com o crescimento desenfreado da população, as grandes cidades brasileiras ainda sofrem com uma infraestrutura precária. Os conflitos relacionados à mobilidade urbana, como transportes coletivos de má qualidade, resultam em uma busca maior por veículos particulares. Por essa razão, congestionamentos frequentes, poluição gerada por veículos e acidentes no trânsito podem ser uma das atualidades para vestibular.

4 – Crise política no Brasil

A crise política que assola o Brasil desde 2015 já é classificada como uma das maiores de toda a história do país.  As primeiras denúncias da Operação Lava-Jato e o impeachment de Dilma Roussef, destaca-se como os principais acontecimentos responsáveis por desestabilizar todo o cenário governamental brasileiro.

5 – Previdência Social

Mais uma das atualidades para vestibular. Com propósito de garantir benefícios a aposentados e pensionistas, a Previdência Social vem sendo alvo de inúmeras polêmicas. Discutida pelo congresso nacional, ela levanta opiniões divergentes entre os que preocupam-se mais com a economia contra os que ponderam o bem-estar da população.  

6 – Operação Carne Fraca

A Operação Carne Fraca começou em março de 2017 e trouxe à tona diversos casos envolvendo a produção de carnes no Brasil. Entre os escândalos, destacam-se a lavagem de dinheiro e a exportação de produtos não apropriados para o consumo, resultados de um processo químico que dava a aparência de carne fresca para as carnes vencidas.

7 – Prisão do ex-presidente Lula

A denúncia ao ex-presidente Lula aponta que o mesmo fazia parte do esquema de corrupção da Lava-Jato. Sobre as acusações, é alegado que o ex- presidente tenha recebido como propina um apartamento triplex no Guarujá em troca de contratos com a Petrobras que favoreciam diretores da estatal.

8 – Reforma do ensino médio

A reforma do ensino médio, cujo objetivo é melhorar a educação do país, ainda gera polêmicas. Muitos profissionais da educação criticam essa medida, alegando motivos como a exclusão da opinião de quem trabalha na área. O problema é que essa medida foi tomada por superiores que não estão relacionados com a área da educação.

9 – Reforma Trabalhista

Aprovada pelo senado em novembro do ano passado, a reforma trabalhista trouxe inúmeras mudanças sobre os direitos dos trabalhadores e é uma das atualidades para vestibular. A reforma se tornou alvo de críticas, graças às alterações em relação às férias e jornada de trabalho. Esse assunto tem grandes chances de ser cobrado nas provas.

Boa prova!

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Armadilhas da mente
Dicas

Armadilhas da mente


08 de abril de 2022
Paixão Índia
Dicas

Paixão Índia


17 de setembro de 2021
Não há dia fácil
Dicas

Não há dia fácil


19 de fevereiro de 2024
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria
Skip to content