dica de leitura
08 de novembro de 2018

Amantes da matemática: confira 9 cursos onde a matéria é fundamental

cursos-matematica-fundamental

Entenda a relação de amizade entre a matemática e a universidade.

Matemática, como não amar? É por você que vivemos sob um teto, que dormimos em uma cama retangular, que vestimos roupas de tamanho M, que mexemos em celulares e computadores com inúmeras funções. Tudo isso é possível apenas porque um gênio um dia descobriu que unindo os números eles poderiam ser amigos, se multiplicar, dividir e até diminuir, se fosse preciso.

O mundo em que vivemos hoje não existiria se a matemática não existisse. Nada que estamos acostumados a conviver seria possível, pois é impossível construir alguma coisa sem fazer um cálculo, por menor que seja. Para você entender melhor as áreas que possuem matemática no currículo, separamos alguns cursos para você se apaixonar ainda mais.

Administração

Para conseguir administrar qualquer coisa é fundamental dominar os números. Independente da área de atuação, logística, marketing, planejamento estratégico ou gestão de pessoas, a universidade prepara você para ser um líder, seja em uma organização ou abrindo seu próprio negócio. Seja qual for sua escolha, a matemática estará lá, esperando por você.

Arquitetura e Urbanismo

Assim como é impossível administrar algo sem saber calcular, tampouco será possível construir. Seja em desenhos, maquetes ou construções em tamanho real, o domínio da matemática é primordial, pois um pequeno erro pode trazer muitos prejuízos. Esse curso traz a matemática em um balé clássico com a arte. Ambas unidas em harmonia são perfeitas física e visualmente.

Ciências Contábeis

Agora vamos falar de dinheiro. Quem escolher essa carreira vai lidar com matemática 24 horas por dia. Por ser uma área essencial para o desenvolvimento das empresas, a contabilidade exerce um papel econômico importantíssimo. É gratificante ver que com seu auxílio, diversos empreendedores conseguem manter seus negócios funcionando regularmente. Ainda que sua escolha seja de auditor, perito, professor ou analista fiscal ou tributário, os números serão seus fiéis companheiros por toda sua vida profissional.

Engenharias

Engenharia civil: Já falamos aqui, a matemática é vital para que qualquer coisa seja construída. Medir, projetar e calcular proporções em escala são apenas algumas das funções desse profissional.

Engenharia de produção: Quem faz esse curso pode se preparar para a indecisão. Isso porque seu campo de atuação é muito amplo, e vai desde gestão de pessoas até o setor alimentício. Ou seja, que a matemática estará presente durante seu período na universidade, isso é fato, porém, dependendo da área que você decidir seguir, ela será mais ou menos intensa. Opções de escolha não vão faltar.

Engenharia mecânica: Projetar carros, motos, aviões e qualquer equipamento mecânico é necessário sólida formação técnico-científica, ou seja, lá vem muita matemática – e física – por aí. Tanto para atuar na elaboração de projetos, quanto para executar perícias ou auditorias, é necessário conhecer bem o assunto.

Sistemas de Informação

A tecnologia existe, mas para fazer com que ela aconteça, é preciso muito conhecimento teórico e prático. Adivinhem? A matemática está inserida em todos os códigos de programação, métricas, gestão de dados e desenvolvimento de softwares. Bilhões de cálculos fazem aplicativos e sites funcionarem, portanto, é essencial compreender que essa será uma parceria de sucesso para o resto da vida.

Design

Se você não curte muito matemática e pensou em fazer design por isso, deve estar pensando: “Até tu, Brutus?” Sim, até nós, responsáveis por proporcionar um balé entre os números e a arte contemporânea.

Imagine como um designer de moda poderá desenhar um tailleur se não conseguir projetar as medidas dessa peça em tamanho real? Ou um designer gráfico, por exemplo, já imaginou uma embalagem em que a tampa não encaixa?

Ambos seriam um fiasco total, não acha? Então, não deixe que isso aconteça com você, faça as pazes com a matemática. Temos certeza que vocês serão muito felizes juntas.

Como vimos, são muitas as opções para quem ama e até para quem não ama essa incrível ciência exata. O mais legal é que todos esses cursos estão disponíveis, pertinho de você, para início em 2019/1 na UNIFEBE. Clique aqui e conheça.

Diferença entre os cursos de pós-graduação

Diferença entre os cursos de pós-graduação