dica de leitura
Sugestão de Leitura
08 de novembro de 2018

Diferença entre os cursos de pós-graduação

diferenca-cursos-pos

Saiba como escolher seu curso de pós graduação, especialização ou MBA da UNIFEBE.

Depois da graduação é inevitável começar a pensar no próximo passo. São muitas as opções de cursos e especializações para aqueles que desejam seguir carreira em uma área específica após a graduação. A UNIFEBE oferece diversos desses caminhos para que você possa caminhar com tranquilidade e a certeza de que fez a escolha certa.

É preciso, primeiramente, esclarecer a principal diferença entre os diferentes cursos de pós-graduação. Pós-graduação são todos os cursos feitos após a graduação, incluindo especialização, mestrado e doutorado.

Existem dois tipos de cursos: Lato Sensu e Stricto Sensu.

Stricto Sensu

Essa modalidade de pós-graduação é direcionada para formação de pessoas que desejam continuar na carreira acadêmica, como professores e pesquisadores. Os cursos de mestrado e doutorado compõe os tipos de curso específicos dessa modalidade.

Lato Sensu

Normalmente escolhido por pessoas que já trabalham na sua área de formação e desejam ampliar seus conhecimentos. Ideal para quem quer aprender mais sobre uma área específica com o intuito de subir na carreira e até mesmo mudar de área. Os tipos de curso Lato Sensu são as especializações e os MBAs.

Especialização

Para fazer qualquer especialização é preciso ter ao menos uma graduação comprovada. O interessante é que esse tipo de curso está aberto para qualquer pessoa que queira cursá-lo, ou seja, se você fez faculdade de pedagogia e quer fazer uma pós-graduação em psicanálise, mesmo que não tenha se formado nessa área, você pode.

MBA

O MBA, cuja sigla significa Master Business Administration, em inglês, são cursos de pós-graduação em áreas muito específicas, normalmente administração, negócios e gestão. Quem faz MBA normalmente busca expertise na área e investir no networking. Para fazer esse tipo de curso também é obrigatório apresentar diploma de graduação.

Como escolher meu curso de pós-graduação?

Primeiro de tudo você precisa entender que existem diferenças entre as pessoas e nem sempre a pós que seu amigo está fazendo funcione para o que você deseja. Por isso, é preciso delimitar muito bem os objetivos. Então, separamos algumas perguntas para você fazer a si mesmo que vão ajudar a conhecer melhor seus objetivos e, consequentemente, facilitar o processo de decisão.

Você quer crescer na empresa na qual trabalha?

Se a resposta for sim, então você só precisa decidir qual curso mais se encaixa nas habilidades necessárias para desempenhar suas futuras funções laborais.

Você quer abrir seu próprio negócio?

Se você tem esse desejo, não espere mais. Escolha um curso que vai trazer a você todo o know-how necessário para tirar esse plano do papel. Novamente, delimite objetivos e planeje que com certeza seu empreendimento será um completo sucesso.

Você deseja mudar de área de atuação?

Pronto! Escolha o tema que mais te fará feliz e se inscreva em uma especialização que norteie sua mente para o lado oposto que você está agora, aumentando totalmente seu campo de visão.

Qual disciplina você mais gostava de estudar na universidade?

Dessa autoanálise pode sair a resposta para sua pergunta. Que tal se especializar naquela área que você se divertia estudando durante a faculdade? Imagine como vai ser bom trabalhar enquanto se diverte?

Como está sua agenda?

Cada curso de especialização da UNIFEBE é ministrado em um horário diferente. Alguns são aos finais de semana, outros uma vez por semana à noite, outros, duas noites, então, veja qual curso mais desperta seu interesse e que se encaixa nos seus horários. Os cursos de pós-graduação à distância também estão disponíveis para facilitar ainda mais sua carga horária de estudos.

Pós-graduação UNIFEBE

A UNIFEBE oferece cursos de pós-graduação lato sensu em diversas áreas das ciências exatas e humanas. Os cursos de especialização e MBA da UNIFEBE objetivam direcionar os alunos a áreas de atuação específicas, desenvolvendo sua expertise para que sejam extremamente qualificados e exerçam suas funções com maestria e excelência.

Aqui você encontra o curso que mais se encaixe no que você deseja, presenciais e EAD.

Agora que você já entendeu as diferenças entre os tipos de pós-graduação, está habilitado para escolher com tranquilidade o próximo passo da sua vida, tanto acadêmica quanto profissional. Independentemente de sua escolha, com a UNIFEBE será sucesso garantido.

FONTES

Como fazer intercâmbio – 5 dicas essenciais

Como fazer intercâmbio – 5 dicas essenciais

25 de abril de 2018
Fórmula de Bhaskara: Para que serve e como usar?

Fórmula de Bhaskara: Para que serve e como usar?

27 de junho de 2018
P.S eu te amo: existem amores que duram mais que uma vida