dica de leitura
Sugestão de Leitura
24 de maio de 2018
por: Lucas Xavier
Arthur Timm

Educação Física Semipresencial: como funcionam as aulas?

graduacao-em-educacao-fisica-bacharelado-ou-licenciatura-1280x640

Os cursos de graduação semipresenciais estão crescendo exponencialmente no mercado brasileiro. Recentemente, a UNIFEBE lançou o curso de Licenciatura em Educação Física nesta modalidade, oferecendo mais flexibilidade e dinamismo no processo de aprendizagem. Neste artigo, vamos te mostrar como funcionam as aulas dessa modalidade de ensino e tudo a respeito sobre o curso. Saiba mais!

Educação Física Semipresencial

O curso de Educação Física semipresencial da UNIFEBE tem como objetivo formar profissionais de Educação Física para atuar em escolas, academias e afins.  É um curso prático, direcionado para as pessoas que não possuem tempo para estudar durante a semana, com a maioria das aulas no formato online, seguindo a lógica do ensino semipresencial.

Os encontros presenciais acontecem quinzenalmente, com atividades  práticas, nas quais os conteúdos abordados no ambiente online são aplicados, em um eficiente processo de complementação da teoria.

Diferenciais

– Aulas presenciais a cada 15 dias com professores no campus da UNIFEBE, além de contar com um moderno ambiente virtual de ensino-aprendizagem (AVEA) pela internet.

-Corpo docente formado por mestres e doutores com ampla vivência no mercado de trabalho.

– Considerado um dos melhores cursos de Educação Física semipresencial do estado de Santa Catarina.

Como surgiu a faculdade semipresencial?

No Brasil, novas formas de aprender como a educação a distância (EaD) e o modelo semipresencial começaram a ganhar espaço há pouco mais de dez anos.

Elas aproveitam toda a inovação tecnológica para oferecer aos alunos mais flexibilidade, acesso a formação de qualidade e ainda manter professores e alunos sempre conectados.

Diante desse cenário, as faculdades presenciais começaram a oferecer em seus cursos algumas disciplinas a distância. Esta oferta foi regulamentada pelo Ministério da Educação em 2004. O formato de faculdade semipresencial surgiu a partir de cursos totalmente à distância.

Como são as aulas nesse curso?

Para o curso de Educação Física semipresencial, a UNIFEBE criou uma moderna estrutura para transmitir as aulas para polos de apoio presencial ao vivo, via satélite ou por videoconferência.

Todas as disciplinas são planejadas, com roteiros de aprendizagem e materiais de referência. O conteúdo fica à disposição do aluno no ambiente virtual de aprendizagem.

Os encontros presenciais periódicos são obrigatórios e o aluno conta com uma equipe de tutores para acompanhar sua aprendizagem, corrigir atividades e tirar dúvidas sobre os conteúdos. A avaliação final das matérias é feita obrigatoriamente de forma presencial.

Neste modelo, as principais características são:

As atividades didáticas a distância são centradas na autoaprendizagem, ou seja, cada professor determina qual será a frequência dos encontros presenciais obrigatórios.

Este modelo é ideal para quem busca mais flexibilidade em sua graduação presencial.

Vale lembrar que as disciplinas do curso de Educação Física semipresencial não são mais fáceis nem exigem menos do aluno. O estudante deve se comprometer a realizar as atividades, entregar os trabalhos nos prazos combinados e participar das discussões.

Conclusão

Os diplomas de cursos semipresenciais têm o mesmo valor que os de uma graduação presencial, já que o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação.

Especialistas em educação afirmam que a tendência é de que os cursos se tornem cada vez mais híbridos. No futuro, os cursos presenciais devem oferecer mais atividades fora da sala de aula e na educação a distância e os alunos estarão ainda mais conectados presencialmente.

Conheça o curso de Educação Física – Licenciatura semipresencial!

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

O lado bom da vida
Dicas

O lado bom da vida


25 de dezembro de 2020
Conte conosco sempre: vantagens de ser egresso UNIFEBE
Comunidade

Conte conosco sempre: vantagens de ser egresso UNIFEBE


27 de novembro de 2018
O melhor de mim
Dicas

O melhor de mim


21 de janeiro de 2022
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria
Skip to content