dica de leitura
Sugestão de Leitura
27 de julho de 2018
por: Lucas Xavier
Arthur Timm

Energias alternativas e a sustentabilidade no ENEM

blogamplo4-1

A escassez de recursos não renováveis como a água acende vários alertas no Brasil. Um deles está ligado à geração de energia, pois a maior parte da energia gerada no país é proveniente de usinas hidrelétricas. Produzir energia de fontes renováveis é uma excelente opção para preservar o meio ambiente, pois elas são pouco ou nada poluentes. Por isso, é importante se manter atualizado em relação a este tema, já que ele pode ser abordado no Enem e vestibulares em geral.

Energias alternativas

Segundo uma pesquisa americana recente, a demanda por energia pode aumentar cerca de 50% até 2030. As fontes de energias alternativas, além de serem fatores essenciais para a sustentabilidade ambiental, também podem ser mais econômicas a longo prazo, apesar de serem mais caras na fase de implantação.

Biogás

Produzida por gases provenientes da decomposição de resíduos orgânicos, a produção pode ser feita através de restos ou resíduos de lixo orgânico, por meio de reatores químicos conhecidos como biogestores, que são os equipamentos responsáveis pela produção de biogás.

Energia eólica

Essa é uma das energias alternativas mais baratas que existem. A força dos ventos move as pás dos moinhos ou cata-ventos convertendo-as em energia elétrica através de um gerador.

Além de ter um baixo custo, pouca emissão de ruídos e não ser poluente, quando o vento está escasso, é utilizado um recurso chamado de cavalo mecânico, que é um conjunto de contrapesos que melhora o desempenho dos cata-ventos.  

Esse setor é um dos mais avançados do Brasil como fonte de energia alternativa e tem sido o que mais recruta novos profissionais capacitados para trabalhar nessa promissora área.

Energia solar

Gerada a partir da luz do sol, essa é uma das energias alternativas que também devem ser usadas o quanto antes. A luz do sol é captada com painéis solares nas usinas fotovoltaicas, através de receptores nas usinas térmicas ou por aquecimento solar.

Energia geotérmica

Esse tipo de energia é obtida a partir do imenso calor localizado nas camadas mais profundas do planeta, aproveitando águas quentes e vapores para a produção de eletricidade. Tem um custo relativamente alto, mas não deve ser descartado como fonte alternativa.

Energia maremotriz

A energia maremotriz é gerada a partir do movimento das ondas do mar e das marés que movem turbinas para gerar energia. Esse tipo de energia costuma ser aproveitada em regiões de estuários, baías e golfos.

Biomassa

Esse tipo de energia pode ser obtida a partir de matéria orgânica, principalmente de origem vegetal, como a cana de açúcar e a mamona, por exemplo.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma preocupação crescente em todo o mundo, uma vez que os recursos naturais estão cada vez mais ameaçados em consequência da ação humana.

As energias alternativas renováveis podem ser usadas como forma de desenvolvimento sustentável, pois são cada vez mais evidentes os impactos negativos que o homem provoca na natureza.

De uma maneira geral, pode-se falar que sustentabilidade é a capacidade de manter-se. Quando utilizamos os recursos naturais de maneira sustentável, por exemplo, eles conseguem manter-se por vários anos, não se esgotando tão facilmente.

Percebe-se que um desenvolvimento sustentável é aquele que não provoca a escassez ou esgotamento de recursos e permite que estes atendam às necessidades das futuras gerações e, principalmente, a nossa.

O que é preciso fazer para alcançar a sustentabilidade?

Para ser alcançada, a sustentabilidade depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

O planejamento para uso das energias alternativas é um dos fatores fundamentais no desenvolvimento de novos projetos.  As unidades geradoras podem ser instaladas nos lugares mais distantes, onde fontes tradicionais de energia não chegam.

Por isso, é importante discutir a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável, principalmente nas escolas, pois cada vez mais os problemas ambientais estão afetando a qualidade de vida do homem.

As atividades econômicas são realizadas com base nos recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, mas como o próprio crescimento econômico de uma nação.

Uma das alternativas para se alcançar a sustentabilidade é investir em qualidade ao invés de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o maior aumento da reutilização e da reciclagem.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

5 profissões em alta nos próximos anos
Dicas

5 profissões em alta nos próximos anos


25 de abril de 2018
Obra completa – Euclides da Cunha
Dicas

Obra completa – Euclides da Cunha


04 de junho de 2021
A menina que brincava com fogo
Dicas

A menina que brincava com fogo


27 de novembro de 2020
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria
Skip to content