dica de leitura
Sugestão de Leitura
09 de outubro de 2018

Netflix e estudos: como aproveitar melhor seu tempo

netflix-e-estudos

Parece que estar com as séries em dia é o oposto de ser um bom aluno. Organizar seu tempo de estudo é a chave para ter os dois.

Aquela prova importante está chegando, mas sua série favorita está tão boa que não dá pra parar de ver. Como fazer pra não ir mal na prova e deixar as séries em dia?

Quando se quer muito algo, como passar no vestibular, por exemplo, é preciso se dedicar e abrir mão de algumas coisas. Porém, o que falta no seu dia-a-dia é apenas uma coisa: organização. Se você aproveitar melhor o tempo que tem disponível, tanto em casa quanto em sala de aula, é possível até mesmo ver mais de uma série ao mesmo tempo. Quer saber como?

1) Preste atenção na aula

Ouvir atentamente o que o professor fala, tomar notas e grifar os pontos mais importantes na apostila, vão te fazer economizar vários minutos de estudo. Isso porque, se você presta atenção, não vai precisar ficar relendo tudo tentando entender o conteúdo, pois você já fez isso durante a aula.

2) Não existe pergunta boba

Está com dúvida? Pergunte! A pior coisa para um bom aluno é ir para casa com aquela dúvida na cabeça achando que vai conseguir entender sozinho depois. Os professores estão aí justamente para te ensinar, não há nada de errado em pedir para que ele explique novamente, ou que ele seja mais específico em algum tema que você ainda não conseguiu associar.

3) Revise o conteúdo

Esse exercício evita que você esqueça o conteúdo, isso porque nossa memória detém o conhecimento por algum tempo, e se ele não for repetido e assimilado, simplesmente é lançado para algum cantinho do nosso cérebro e não conseguimos mais achar. Seu cérebro está programado para se desfazer de informações que não são utilizadas com frequência. Então, repita e pratique o máximo que puder.

4) Desligue o celular

Não tem como! Ninguém consegue estudar de verdade enquanto na tela do celular ficam pipocando mensagens e notificações. Quando seu cérebro se concentra em algo e é interrompido, isso faz com que a linha de raciocínio se quebre e você tenha de recomeçar. Então tire esse bichinho de perto de você por algumas horas. Se preferir, coloque “estudando” no seu status, afinal, não queremos que sua família e amigos pensem que você foi sequestrado ou está desaparecido, ok?

5) Estude pela Netflix

Assistir filmes ou séries que podem te ajudar a entender algumas matérias é uma ótima ideia para fixar de uma vez o conteúdo no seu cérebro. Isso porque quando recebemos estímulos por outros órgãos do sentido, como visão e audição, as chances de lembrarmos de determinado acontecimento, é muito maior. Converse com seus professores e peça indicações de filmes e/ou séries, eles vão gostar de saber que você está interessado em aprender ainda mais.

IMPORTANTE: Os filmes servem apenas para ajudar você a lembrar do conteúdo, mas não devem ser sua única fonte de informação. Filmes normalmente contam parte de alguma história e dificilmente elas são detalhadas. Então, não abra mão de estudar todo o conteúdo primeiro, ok?

Sabe quando você assiste a algum filme e fica todo impressionado querendo fazer igual? Ao invés de gastar seu precioso tempo com alguma série que às vezes nem é tão boa assim, por que não ver algo que te inspire? A Netflix está cheia de títulos motivadores, inclusive voltados para áreas de atuação específica, como arquitetura, design, direito, etc.

Cada aluno tem seu próprio método de estudo, alguns são mais visuais, outros mais auditivos, mas o fato é que, de alguma forma, é preciso tornar os momentos de estudo mais leves e proveitosos possível. Afinal, é muito melhor se jogar no sofá para ver sua série favorita sem aquela sensação de que ainda não terminou suas tarefas, não é? Então fique ligado, porque com disciplina, foco e organização, você vai tirar de letra mais um ano letivo e, com certeza, o vestibular também.

Curtiu esse post? Compartilhe com seus colegas!

9 atualidades que podem cair no vestibular em 2018

9 atualidades que podem cair no vestibular em 2018

24 de maio de 2018
Íons, Cátions e Ânions: o que são e como agem?

Íons, Cátions e Ânions: o que são e como agem?

27 de agosto de 2018
O sol é para todos