dica de leitura
Sugestão de Leitura
18 de dezembro de 2018

Uma ajudinha nos estudos: técnica pomodoro

pomodoro-colegio-unifebe

Como o método pomodoro pode auxiliar nos seus estudos.

“Quem nunca experimentou a ansiedade do tempo quando temos que realizar uma tarefa que tem de ser concluída por um certo prazo? Quem não teve a sensação desagradável de, dependendo do tempo, estar perseguindo compromissos, desistindo do que gosta de fazer por falta de tempo?”

Se identificou com as palavras de Francesco Cirillo? Então você vai se interessar pelo que temos a dizer.

Cirillo? É o personagem de alguma novela?

Pode ser, mas não é dele que estamos falando. Francesco Cirillo é o criador de uma das mais incríveis técnicas de produtividade da história, a Técnica Pomodoro. Já falamos um pouquinho dela aqui quando conversamos sobre formas de organizar o tempo de estudos, mas agora vamos explicar tim-tim por tim-tim como conseguir estudar tudo para as provas finais – e para o vestibular.

Por que essa técnica tem nome de molho?

Pomodoro em italiano significa tomate. O nome surgiu porque o criador do método utilizava um cronômetro daqueles de cozinha em formato de tomate para cronometrar o tempo de suas tarefas.

Por que usar a Técnica Pomodoro?

Essa técnica vai permitir que você use seu tempo de forma muito mais completa e produtiva, auxiliando a estudar todas as disciplinas rapidamente e ainda vai sobrar umas horinhas para se divertir um pouco. Você está preparado para:

+ Diversão

+ Produtividade

+ Tempo livre

– Procrastinação

– Cansaço

– Nervosismo

Como funciona?

A funcionalidade do método Pomodoro é super simples. Ela consiste em fazer uma lista de tarefas realizando-as em intervalos de 25 minutos intercalando com 5 minutos de pausa.

Funciona assim: Cada período de tempo de 25 minutos são chamados de Pomodoro. Você escolhe uma tarefa e passa 25 minutos focado totalmente nela, sem interrupções. Depois desse tempo você faz uma pausa de 5 minutos. A cada 4 pomodoris (pausas de 25 minutos) você deve fazer uma pausa mais longa de até 30 minutos.

Disciplina não é só matéria de escola

Para que a técnica funcione é preciso ter muita disciplina e se concentrar verdadeiramente na sua tarefa. Fizemos um passo a passo:

• Defina uma tarefa a ser realizada;
  • Ajuste o cronômetro do seu celular para daqui 25 minutos;
  • Tire todas as distrações de perto, como celulares, TV e redes sociais;
  • Trabalhe nessa tarefa e apenas nela sem se distrair com outras coisas até o cronômetro apitar;
  • Quando ele apitar programe novamente o relógio. Dessa vez será por somente 5 minutos. Você deve utilizar esses 5 minutinhos como intervalo para descansar os olhos, dar uma volta, ir ao banheiro, e quando o cronômetro tocar novamente é hora de voltar para sua tarefa. As pausas são obrigatórias, não deixe de fazê-las. Retorne à tarefa e não estenda o tempo de descanso, se não a técnica não funciona.
  • Mantenha-se atento a seus afazeres por mais 25 minutos.
  • Após 4 ciclos de 25 minutos (ou 4 pomodoris) faça uma pausa de 20 a 30 minutos.

Cada Pomodori deve ser utilizado 100% na mesma tarefa. Então, se você está estudando história, faça-a durante 25 minutos. Se o conteúdo acabar antes do alarme tocar, use o tempo que sobrou para revisar ou reler alguma parte que não tenha ficado bem clara.

Se preferir, existem diversos Apps que fazem essa contagem de tempo pra você. É só digitar Pomodoro na Apple Store ou na Google Play e testar.

Quem me garante que isso vai funcionar?

O criador da técnica, Francesco Cirillo, como já falamos, fez inúmeras pesquisas e concluiu que o tempo de cada Pomodori deve ser de 25 minutos porque, por ser um tempo curto, é quase impossível perder o foco porque você sabe que daqui poucos minutos já terá terminado.

O descanso de 5 minutos relaxa sua mente e prepara você para continuar ou na mesma tarefa ou para começar uma nova, e é exatamente isso que impede você de ficar cansado.

Além disso, a melhor sensação do mundo é saber que terminou aquilo que precisava fazer, não é? Essa técnica permite que você consiga fazer mais coisas e ganhe mais tempo livre.

Não acredita? Faça o teste! Você vai ver que a técnica Pomodoro vai lhe manter mais focado, motivado e proativo, realizando diversas tarefas durante o dia.

Quer se aprofundar ainda mais nessa técnica maravilhosa e descobrir tudo que seu cérebro pode fazer por você através dela? Aqui você encontra o livro sobre a Pomodoro traduzido para o português.

FONTES:

O que é a Técnica Pomodoro e como funciona?

Os benefícios de ser um Mesário Voluntário na UNIFEBE
Dicas