-
1ª Fase
01 – PRECIFICAÇÃO E CUSTOS NO VAREJO
Carga Horária: 60h | Créditos: 04
EMENTA: Analise de custos nas empresas. Custos como um fator de competitividade. Plano de centro de custos, de despesas e de receitas. Formação do preço de venda e mark-up.
02 – PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Estudo dos processos psicológicos. Desenvolvimento pessoal. Relacionamento interpessoal. A construção da dimensão psicológica no social. Mudanças no comportamento do consumidor na geração XYZ.
03 – PESQUISA NO MERCADO VAREJISTA
Carga Horária: 30h | Total de Créditos: 02
EMENTA: Análise do potencial de mercado. Cenários e tendências de mercados. Inteligência competitiva. Aplicação de estratégias de marketing.
04 – TÉCNICAS E FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Carga Horária: 60h | Créditos: 04
EMENTA: Novos modelos de gestão no setor comercial. Estudo sobre as escolas e Administração: teorias administrativas. Funções básicas da administração: planejamento, organização, liderança e controle.
05 – PLANEJAMENTO COMERCIAL E DE METAS
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Métodos de planejamento. Inteligência competitiva. Ciclo de vida do produto. Gestão por metas. Análise e estratégia de margens.
06 – AVALIAÇÃO FINANCEIRA
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Funções básicas da calculadora HP. Capitalização simples. Capitalização composta. Séries de pagamentos. Depreciação. Amortização de empréstimos. Inflação e correção monetária. Avaliação de resultados no comércio e seus indicadores.
07 – GESTÃO DE VENDAS
Carga Horária: 60h | Créditos: 04
EMENTA: Gestão de equipes de vendas. Análise das necessidades dos clientes. Gestão de clientes e informações. Tendências e desafios na gestão de força de vendas.
-
2ª Fase
08 – TENDÊNCIAS DE MERCADO E DA SOCIEDADE
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Conhecimentos históricos, arte e cultura. Associação de fatos históricos do Brasil. Notícias contemporâneas. Educação ambiental. Evolução do perfil do consumidor brasileiro.
09 – DIREITO COMERCIAL E DO CONSUMIDOR
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Introdução ao estudo da teoria da empresa. Estudo da teoria geral do direito societário. Estudo da teoria geral dos títulos de crédito. Direito do consumidor.
10 – CENÁRIOS ECONÔMICOS
Carga Horária: 60h | Créditos: 04
EMENTA: Micro e macroeconomia. Investigação sobre a estrutura e funcionamento do sistema econômico brasileiro. Mecânica de equilíbrio e as flutuações econômicas. Sistema financeiro nacional. O mercado e o varejo, perspectivas de crescimento.
11 – LOGÍSTICA COMERCIAL
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: A cadeia de suprimento e distribuição física. Custos logísticos. Sistemas automatizados de informação. Estratégias de suprimento e distribuição física. Localização de plantas e centros de distribuição. Auditorias de sistemas logísticos. Tecnologias: RFDI.
12 – LIDERANÇA E GESTÃO DO CAPITAL HUMANO NO VAREJO
Carga Horária: 30h |Créditos: 02
EMENTA: Motivação e liderança. Administração participativa. Sistemas de avaliação de desempenho. Administração de recursos humanos: provisão, recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e sistemas de remuneração.
13 – DIREITO TRIBUTÁRIO NO VAREJO
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Noções gerais do direito tributário. Conceito e espécies de tributos. Limitações do poder de tributar. Obrigação tributária. Legislação tributária. Responsabilidade tributária. Crédito tributário. Planejamento tributário. Crimes contra a ordem tributária.
14 – CONTABILIDADE GERENCIAL APLICADA AO VAREJO
Carga Horária: 60h | Total de Créditos: 04
EMENTA: Introdução ao estudo da contabilidade. Estudo das demonstrações financeiras. Fundamentos da contabilidade gerencial. Controles gerenciais no comércio.
15 – CONHECIMENTO TECNOLÓGICO NO MERCADO VAREJISTA
Carga Horária: 30h | Total de Créditos: 02
EMENTA: Introdução ao estudo da ciência e tecnologia. Fundamentação do conhecimento tecnológico: perfil e competências do tecnólogo e aplicação dos recursos tecnológicos. Diretrizes institucionais para a formação. Impacto da tecnologia no mercado varejista.
-
3ª Fase
16 – NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS
Carga Horária: 30h | Total de Créditos: 02
EMENTA: O processo de decisão. A teoria da negociação: bases conceituais. Processos de negociação e suas etapas. Estilo de negociador. Lógica e argumentação.
17 – GESTÃO DE CONTRATOS E FRANCHISING
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Relações franqueado e franqueador. Locações comerciais. Lei das franquias. Contratos de franquia.
18 – FINANÇAS E ORÇAMENTO NO VAREJO
Carga Horária: 60h | Créditos: 04
EMENTA: Introdução à administração financeira. Sistema orçamentário financeiro na empresa: planejamento financeiro, liquidez, rentabilidade, índices e indicadores financeiros. Introdução ao mercado financeiro: estrutura e funcionamento. Características do orçamento aplicado ao varejo.
19 – ÉTICA E RELAÇÕES COMERCIAIS
Carga Horária: 30 | Créditos: 02
EMENTA: Relações comerciais, consumidor, vendedor, fornecedor e os preceitos éticos. Ética profissional. Educação em direitos humanos. Ética e desenvolvimento sustentável. Relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
20 – EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO NO VAREJO
Carga Horária: 30h | Total de Créditos: 02
EMENTA: Introdução ao empreendedorismo: conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. Plano de negócios. Inovação e processos criativos. Propriedade intelectual.
21 – GESTÃO MERCADOLÓGICA E BRANDING
Carga Horária: 60h | Créditos: 04
EMENTA: Estudo dos conceitos de marketing. O papel do marketing nas organizações e na sociedade. Análise do comportamento do consumidor. Estudo da segmentação do mercado.
22 – GOVERNANÇA, RISCO E COMPLIANCE (GRC)
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Gestão de riscos corporativos. Estratégias de governança. Compliance e prevenção a fraudes.
23 – SISTEMA DE INFORMAÇÕES E RELACIONAMENTO COM CLIENTES (CRM)
Carga Horária: 60h | Créditos: 04
EMENTA: Fundamentos e conceitos, componentes de sistemas de informação (SI) e as dimensões tecnológicas, organizacionais e humanas. Planejamento e aplicação de SI no gerenciamento das organizações. Uso de ferramentas de CRM.
-
4ª Fase
24 – GESTÃO DE ESTOQUES NO COMÉRCIO
Carga Horária: 60h | Créditos: 04
EMENTA: Introdução à administração de materiais. Controle de estoques. Modelos quantitativos aplicados à gestão de materiais. Avaliação dos estoques.
25 – GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Sistemas de distribuição. Estratégias e decisões de distribuição. Canais de distribuição. Atacado e varejo. Administração do varejo e sistemas varejistas. Varejo e comportamento do consumidor. Logística de mercado.
26 – ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO VAREJISTA
Carga Horária: 60h | Créditos: 04
EMENTA: Administração estratégica. Evolução do pensamento estratégico. Análise de cenários. Processo de planejamento estratégico. Formulação de estratégias. Planejamento de operações no comércio.
27 – CIÊNCIA DA DECISÃO E JOGOS COMERCIAIS
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Jogos empresariais avançados. Ambiente de simulação empresarial. Relatórios gerenciais aplicados na simulação. Casos de gestão.
28 – QUALIDADE E EXCELÊNCIA NO VAREJO
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Conceitos básicos da gestão da qualidade em serviços. Características dos serviços. Qualidade em serviços: conceito, desafios gerenciais, comunicação, negociação, marketing pessoal.
29 – OMNI CHANEL – B2C, B2B, CUSTOMER CENTRICITY
Carga Horária: 60h | Créditos: 04
EMENTA: Presença, aplicações e usos de canais de compras e vendas. Modalidades de relacionamento- B2C, B2B. Marketing centrado no cliente.
-
DISCIPLINAS ELETIVAS: FARMÁCIA
30 – ASSUNTOS REGULATÓRIOS PARA DROGARIAS E FARMÁCIAS
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Anvisa. Responsabilidades técnica farmacêuticas. Regulamentação sanitária
31 – PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ATENÇÃO FARMACÉUTICA
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Necessidades farmacoterapicas. Atenção farmacêutica. Farmacovigilância.
32 – IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Boas práticas de dispensação em farmácias e drogarias. Acompanhamento farmacêutico. Atenção ao idoso.
33 – PLANEJAMENTO DE COMPRAS E ESTOQUE
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Pesquisa e cotação. Ordem de compra. Condições gerais de fornecimento. Organização e gestão de estoques.
34 – MARKETING NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA/COSMÉTICA
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Estrutura de mercado. Modelos promocionais da indústria. Propaganda de medicamentos.
35 – ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Representações institucionais. CRF. Anvisa. Abrafarma.
36 – TRIBUTAÇÃO NO MERCADO FARMACÊUTICO
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Legislação específica do setor farmacêutico. Impostos em farmácias.
37 – DESIGN THINKING NO VAREJO
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Design de serviços. Criatividade. Ideação e prototipagem de serviços.
-
DISCIPLINAS ELETIVAS: FOODS
38 – GESTÃO DE SUPRIMENTOS NA CADEIA DE VAREJO ALIMENTAR
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Compras. Avaliação de fornecedores. Padronização de suprimentos.
39 – LEGISLAÇÃO DE ALIMENTOS – DOS FUNDAMENTOS À REGULAMENTAÇÃO
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Boas práticas de fabricação de alimentos. APPCC. Resolução – RDC nº 275 Anvisa.
40 – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO VAREJO DE ALIMENTAÇÃO
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Novas formas atrativas para exposição de produtos como quiosques eletrônicos, máquinas de vendas, painéis digitais, PDv Mobiles, APP de consumidores.
41 – MERCADOS DE ALIMENTAÇÃO
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Modelos de negócios em varejo de alimentos. Tendências de mercado.
42 – GESTÃO DE EVENTOS E SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Planejamento de eventos, gestão de networking, ambientação e decoração de espaços, controle e pós evento.
43 – INTRODUÇÃO À GASTRONOMIA
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Nutrição. Técnicas culinárias. Manipulação e tecnologia de alimentos.
44 – GESTÃO DE RESÍDUOS
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Reaproveitamento de alimentos. Destinação de resíduos. Segurança alimentar.
45 – DESIGN THINKING NO VAREJO
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Design de serviços. Criatividade. Ideação e prototipagem de serviços.
-
DISCIPLINAS ELETIVAS: MODA
46 – FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA TÊXTIL
Carga Horária: 30h
Créditos: 02
EMENTA
Estudo dos processos de produção. Materiais têxteis. Estampas e padronagens.
47 – PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES
Carga Horária: 30h
Créditos: 02
EMENTA
Gestão de desenvolvimento de coleções orientadas para o mercado. Modelagem. Design de moda.
48 – PLANOGRAMA E GESTÃO DE SORTIMENTO
Carga Horária: 30h
Créditos: 02
EMENTA
Gerenciamento de espaços. Planograma. Mix e sortimento em moda.
Carga Horária: 30h
Créditos: 02
EMENTA
Análise do ponto de venda e ferramentas estratégicas de merchandising. Vitrinas e exposições comerciais.
50 – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO VAREJO DE MODA I
Carga Horária: 30h
Créditos: 02
EMENTA
Novas formas atrativas para exposição de produtos como quiosques eletrônicos, máquinas de vendas, armários decorativos e painéis digitais, PDv Mobiles.
51 – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO VAREJO DE MODA II
Carga Horária: 30h
Créditos: 02
EMENTA
Lojas on-line. Criação e gestão. Recomendação on-line. Processos logísticos.
Paulo: Atlas, 2011.
52 – VAREJO NO MERCADO DE LUXO
Carga Horária: 30h
Créditos: 02
EMENTA
Contextualização do luxo. Perspectiva mercadológica. Comportamento e consumo. Marketing de luxo e branding.
53 – DESIGN THINKING NO VAREJO
Carga Horária: 30h
Créditos: 02
EMENTA
Design de serviços. Criatividade. Ideação e prototipagem de serviços.
-
DISCIPLINAS ELETIVAS: CONCESSIONÁRIAS
54 – GESTÃO DE CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Tecnologias de gestão. ERP vendas e serviços. Comissionamento.
55 – LOGÍSTICA DE MONTADORAS E SISTEMÍSTAS
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Supply chain da indústria, compra programada, organização e integração de plantas com sistemistas.
56 – MONITORANDO CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS POR INDICADORES
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Key Performance Indicator (KPI). Balanced Scorecard (BSC).
57 – GESTÃO DE ESTOQUE DE AUTOPEÇAS
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Organização. 5 Sensos. Programação planejamento. Programação e controle da produção (PPCP). Perecibilidade.
58 – GESTÃO DE SERVIÇOS ADICIONAIS
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Seguro. Financiamentos. Transportes. Consórcios. Atendimento de frotistas.
59 – SERVIÇOS EM GARANTIA
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Garantia de fábrica. Regulamentação legal. Direito do consumidor e garantias.
60 – GESTÃO DO PÓS VENDAS
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: CRM. Recall. Fidelização. Programas de fidelização e relacionamento com o cliente para DMS.
61 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA CADEIA AUTOMOTIVA
Carga Horária: 30h | Créditos: 02
EMENTA: Fenabrave. Anfavea. ABVE. ABEIFA. Grupos e indústrias, multimarcas. Canais eletrônicos.