Gestao comercial Gestao-comercial
Gestão Comercial (EAD) Ênfase em Varejo
  • 1ª Fase

    01 – PRECIFICAÇÃO E CUSTOS NO VAREJO

    Carga Horária: 60h | Créditos: 04

    EMENTA: Analise de custos nas empresas. Custos como um fator de competitividade. Plano de centro de custos, de despesas e de receitas. Formação do preço de venda e mark-up.

    02 – PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Estudo dos processos psicológicos. Desenvolvimento pessoal. Relacionamento interpessoal. A construção da dimensão psicológica no social. Mudanças no comportamento do consumidor na geração XYZ.

    03 – PESQUISA NO MERCADO VAREJISTA

    Carga Horária: 30h | Total de Créditos: 02

    EMENTA: Análise do potencial de mercado. Cenários e tendências de mercados. Inteligência competitiva. Aplicação de estratégias de marketing.

    04 – TÉCNICAS E FUNDAMENTOS DA GESTÃO

    Carga Horária: 60h | Créditos: 04

    EMENTA: Novos modelos de gestão no setor comercial. Estudo sobre as escolas e Administração: teorias administrativas. Funções básicas da administração: planejamento, organização, liderança e controle.

    05 – PLANEJAMENTO COMERCIAL E DE METAS

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Métodos de planejamento. Inteligência competitiva. Ciclo de vida do produto. Gestão por metas. Análise e estratégia de margens.

    06 – AVALIAÇÃO FINANCEIRA

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Funções básicas da calculadora HP. Capitalização simples. Capitalização composta. Séries de pagamentos. Depreciação. Amortização de empréstimos. Inflação e correção monetária. Avaliação de resultados no comércio e seus indicadores.

    07 – GESTÃO DE VENDAS

    Carga Horária: 60h | Créditos: 04

    EMENTA: Gestão de equipes de vendas. Análise das necessidades dos clientes. Gestão de clientes e informações. Tendências e desafios na gestão de força de vendas.

  • 2ª Fase

    08 – TENDÊNCIAS DE MERCADO E DA SOCIEDADE

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Conhecimentos históricos, arte e cultura. Associação de fatos históricos do Brasil. Notícias contemporâneas. Educação ambiental. Evolução do perfil do consumidor brasileiro.

    09 – DIREITO COMERCIAL E DO CONSUMIDOR

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Introdução ao estudo da teoria da empresa. Estudo da teoria geral do direito societário. Estudo da teoria geral dos títulos de crédito. Direito do consumidor.

    10 – CENÁRIOS ECONÔMICOS

    Carga Horária: 60h | Créditos: 04

    EMENTA: Micro e macroeconomia. Investigação sobre a estrutura e funcionamento do sistema econômico brasileiro. Mecânica de equilíbrio e as flutuações econômicas. Sistema financeiro nacional. O mercado e o varejo, perspectivas de crescimento.

    11 – LOGÍSTICA COMERCIAL

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: A cadeia de suprimento e distribuição física. Custos logísticos. Sistemas automatizados de informação. Estratégias de suprimento e distribuição física. Localização de plantas e centros de distribuição. Auditorias de sistemas logísticos.  Tecnologias: RFDI.

    12 – LIDERANÇA E GESTÃO DO CAPITAL HUMANO NO VAREJO

    Carga Horária: 30h |Créditos: 02

    EMENTA: Motivação e liderança. Administração participativa. Sistemas de avaliação de desempenho. Administração de recursos humanos: provisão, recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e sistemas de remuneração.

    13 – DIREITO TRIBUTÁRIO NO VAREJO

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Noções gerais do direito tributário. Conceito e espécies de tributos. Limitações do poder de tributar. Obrigação tributária. Legislação tributária. Responsabilidade tributária. Crédito tributário. Planejamento tributário. Crimes contra a ordem tributária.

    14 – CONTABILIDADE GERENCIAL APLICADA AO VAREJO

    Carga Horária: 60h | Total de Créditos: 04

    EMENTA: Introdução ao estudo da contabilidade. Estudo das demonstrações financeiras. Fundamentos da contabilidade gerencial. Controles gerenciais no comércio.

    15 – CONHECIMENTO TECNOLÓGICO NO MERCADO VAREJISTA

    Carga Horária: 30h | Total de Créditos: 02

    EMENTA: Introdução ao estudo da ciência e tecnologia. Fundamentação do conhecimento tecnológico: perfil e competências do tecnólogo e aplicação dos recursos tecnológicos. Diretrizes institucionais para a formação. Impacto da tecnologia no mercado varejista.

  • 3ª Fase

    16 – NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS

    Carga Horária: 30h | Total de Créditos: 02

    EMENTA: O processo de decisão. A teoria da negociação: bases conceituais. Processos de negociação e suas etapas. Estilo de negociador. Lógica e argumentação.

    17 – GESTÃO DE CONTRATOS E FRANCHISING

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Relações franqueado e franqueador. Locações comerciais. Lei das franquias. Contratos de franquia.

    18 – FINANÇAS E ORÇAMENTO NO VAREJO

    Carga Horária: 60h | Créditos: 04

    EMENTA: Introdução à administração financeira. Sistema orçamentário financeiro na empresa: planejamento financeiro, liquidez, rentabilidade, índices e indicadores financeiros. Introdução ao mercado financeiro: estrutura e funcionamento. Características do orçamento aplicado ao varejo.

    19 – ÉTICA E RELAÇÕES COMERCIAIS

    Carga Horária: 30 | Créditos: 02

    EMENTA: Relações comerciais, consumidor, vendedor, fornecedor e os preceitos éticos. Ética profissional. Educação em direitos humanos. Ética e desenvolvimento sustentável. Relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.

    20 – EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO NO VAREJO

    Carga Horária: 30h | Total de Créditos: 02

    EMENTA: Introdução ao empreendedorismo: conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. Plano de negócios. Inovação e processos criativos. Propriedade intelectual.

    21 – GESTÃO MERCADOLÓGICA E BRANDING

    Carga Horária: 60h | Créditos: 04

    EMENTA: Estudo dos conceitos de marketing. O papel do marketing nas organizações e na sociedade. Análise do comportamento do consumidor. Estudo da segmentação do mercado.

    22 – GOVERNANÇA, RISCO E COMPLIANCE (GRC)

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Gestão de riscos corporativos. Estratégias de governança. Compliance e prevenção a fraudes.

     23 – SISTEMA DE INFORMAÇÕES E RELACIONAMENTO COM CLIENTES (CRM)

    Carga Horária: 60h | Créditos: 04

    EMENTA: Fundamentos e conceitos, componentes de sistemas de informação (SI) e as dimensões tecnológicas, organizacionais e humanas. Planejamento e aplicação de SI no gerenciamento das organizações. Uso de ferramentas de CRM.

  • 4ª Fase

    24 – GESTÃO DE ESTOQUES NO COMÉRCIO

    Carga Horária: 60h | Créditos: 04

    EMENTA: Introdução à administração de materiais. Controle de estoques. Modelos quantitativos aplicados à gestão de materiais. Avaliação dos estoques.

    25 – GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Sistemas de distribuição. Estratégias e decisões de distribuição. Canais de distribuição. Atacado e varejo. Administração do varejo e sistemas varejistas. Varejo e comportamento do consumidor. Logística de mercado.

     

    26 – ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO VAREJISTA

    Carga Horária: 60h | Créditos: 04

    EMENTA: Administração estratégica. Evolução do pensamento estratégico. Análise de cenários. Processo de planejamento estratégico. Formulação de estratégias. Planejamento de operações no comércio.

    27 – CIÊNCIA DA DECISÃO E JOGOS COMERCIAIS

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Jogos empresariais avançados. Ambiente de simulação empresarial. Relatórios gerenciais aplicados na simulação. Casos de gestão.

    28 – QUALIDADE E EXCELÊNCIA NO VAREJO

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Conceitos básicos da gestão da qualidade em serviços. Características dos serviços. Qualidade em serviços: conceito, desafios gerenciais, comunicação, negociação, marketing pessoal.

    29 – OMNI CHANEL – B2C, B2B, CUSTOMER CENTRICITY

    Carga Horária: 60h | Créditos: 04

    EMENTA: Presença, aplicações e usos de canais de compras e vendas. Modalidades de relacionamento- B2C, B2B. Marketing centrado no cliente.

     

     

  • DISCIPLINAS ELETIVAS: FARMÁCIA

    30 – ASSUNTOS REGULATÓRIOS PARA DROGARIAS E FARMÁCIAS

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Anvisa. Responsabilidades técnica farmacêuticas. Regulamentação sanitária

    31 – PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ATENÇÃO FARMACÉUTICA

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Necessidades farmacoterapicas. Atenção farmacêutica. Farmacovigilância.

    32 – IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Boas práticas de dispensação em farmácias e drogarias. Acompanhamento farmacêutico. Atenção ao idoso.

    33 – PLANEJAMENTO DE COMPRAS E ESTOQUE

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Pesquisa e cotação. Ordem de compra. Condições gerais de fornecimento. Organização e gestão de estoques.

    34 – MARKETING NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA/COSMÉTICA

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Estrutura de mercado. Modelos promocionais da indústria.  Propaganda de medicamentos.

    35 – ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Representações institucionais. CRF. Anvisa. Abrafarma.

    36 – TRIBUTAÇÃO NO MERCADO FARMACÊUTICO

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Legislação específica do setor farmacêutico. Impostos em farmácias.

    37 – DESIGN THINKING NO VAREJO

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Design de serviços. Criatividade. Ideação e prototipagem de serviços.

  • DISCIPLINAS ELETIVAS: FOODS

    38 – GESTÃO DE SUPRIMENTOS NA CADEIA DE VAREJO ALIMENTAR

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Compras. Avaliação de fornecedores. Padronização de suprimentos.

    39 – LEGISLAÇÃO DE ALIMENTOS – DOS FUNDAMENTOS À REGULAMENTAÇÃO

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Boas práticas de fabricação de alimentos. APPCC. Resolução – RDC nº 275 Anvisa.

    40 – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO VAREJO DE ALIMENTAÇÃO

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Novas formas atrativas para exposição de produtos como quiosques eletrônicos, máquinas de vendas, painéis digitais, PDv Mobiles, APP de consumidores.

    41 – MERCADOS DE ALIMENTAÇÃO

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Modelos de negócios em varejo de alimentos. Tendências de mercado.

    42 – GESTÃO DE EVENTOS E SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Planejamento de eventos, gestão de networking, ambientação e decoração de espaços, controle e pós evento.

    43 – INTRODUÇÃO À GASTRONOMIA

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Nutrição.  Técnicas culinárias. Manipulação e tecnologia de alimentos.

    44 – GESTÃO DE RESÍDUOS

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Reaproveitamento de alimentos.  Destinação de resíduos. Segurança alimentar.

    45 – DESIGN THINKING NO VAREJO

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Design de serviços. Criatividade. Ideação e prototipagem de serviços.

  • DISCIPLINAS ELETIVAS: MODA

    46 – FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA TÊXTIL

    Carga Horária: 30h

    Créditos: 02

     

    EMENTA

     

    Estudo dos processos de produção. Materiais têxteis. Estampas e padronagens.

     

    47 – PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

    Carga Horária: 30h

    Créditos: 02

     

    EMENTA

     

    Gestão de desenvolvimento de coleções orientadas para o mercado. Modelagem. Design de moda.

     

    48 – PLANOGRAMA E GESTÃO DE SORTIMENTO

    Carga Horária: 30h

    Créditos: 02

     

    EMENTA

     

    Gerenciamento de espaços. Planograma. Mix e sortimento em moda.

     

    49 – VISUAL MERCHANDISING

    Carga Horária: 30h

    Créditos: 02

     

    EMENTA

     

    Análise do ponto de venda e ferramentas estratégicas de merchandising. Vitrinas e exposições comerciais.

     

     

    50 – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO VAREJO DE MODA I

    Carga Horária: 30h

    Créditos: 02

     

    EMENTA

     

    Novas formas atrativas para exposição de produtos como quiosques eletrônicos, máquinas de vendas, armários decorativos e painéis digitais, PDv Mobiles.

     

     

    51 – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO VAREJO DE MODA II

    Carga Horária: 30h

    Créditos: 02

     

    EMENTA

     

    Lojas on-line. Criação e gestão. Recomendação on-line. Processos logísticos.

    Paulo: Atlas, 2011.

     

    52 – VAREJO NO MERCADO DE LUXO

    Carga Horária: 30h

    Créditos: 02

     

    EMENTA

     

    Contextualização do luxo. Perspectiva mercadológica. Comportamento e consumo. Marketing de luxo e branding.

     

    53 – DESIGN THINKING NO VAREJO

    Carga Horária: 30h

    Créditos: 02

     

    EMENTA

     

    Design de serviços. Criatividade. Ideação e prototipagem de serviços.

  • DISCIPLINAS ELETIVAS: CONCESSIONÁRIAS

    54 – GESTÃO DE CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Tecnologias de gestão.  ERP vendas e serviços.  Comissionamento.

    55 – LOGÍSTICA DE MONTADORAS E SISTEMÍSTAS

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Supply chain da indústria, compra programada, organização e integração de plantas com sistemistas.

    56 – MONITORANDO CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS POR INDICADORES

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Key Performance Indicator (KPI). Balanced Scorecard (BSC).

    57 – GESTÃO DE ESTOQUE DE AUTOPEÇAS

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Organização. 5 Sensos. Programação planejamento. Programação e controle da produção (PPCP). Perecibilidade.

    58 – GESTÃO DE SERVIÇOS ADICIONAIS

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Seguro. Financiamentos. Transportes. Consórcios. Atendimento de frotistas.

    59 – SERVIÇOS EM GARANTIA

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Garantia de fábrica.  Regulamentação legal. Direito do consumidor e garantias.

    60 – GESTÃO DO PÓS VENDAS

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: CRM.  Recall.  Fidelização. Programas de fidelização e relacionamento com o cliente para DMS.

    61 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA CADEIA AUTOMOTIVA

    Carga Horária: 30h | Créditos: 02

    EMENTA: Fenabrave. Anfavea.  ABVE. ABEIFA.  Grupos e indústrias, multimarcas. Canais eletrônicos.

  • Duração

    4 semestres (2 anos)
  • Titulação

    Tecnólogo em Gestão Comercial
  • Horários

    EAD
  • Atos regulatórios

    Resolução Consuni nº. 37/17, de 19/07/17.
Disciplinas

Fale conosco

Tem interesse em saber mais sobre este ou outros cursos da UNIFEBE? Deixe aqui seus dados. Prometemos não enviar spam :)

Skip to content