notícias colégio
Notícias
20 de julho de 2015

1º máquina de foco infinito da América do Sul é instalada na UNIFEBE

O Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE instalou o primeiro equipamento completo de foco infinito “Infinite Focus G5” da América do Sul da empresa Alicona.

Na última semana, o engenheiro de aplicação da empresa, o austríaco Florian Schwimmer, finalizou a instalação do equipamento e o treinamento de como explorar a nova tecnologia, que será utilizada pelos acadêmicos e pesquisadores da UNIFEBE.

Segundo o coordenador do laboratório e dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, Denis Boing, essa tecnologia permite que o pesquisador consiga analisar com precisão todos os detalhes da peça observada, e auxilie a explicação dos fenômenos que ocorrem nos processos de fabricação.

“Por exemplo, será possível analisar com mais detalhes um problema no acabamento de superfície de um componente de uma indústria. Ou, se fabricarmos uma peça pequena, como uma rosca ou um parafuso, será possível medi-las com perfeição”, explica.

O engenheiro austríaco explica que o “Infinite Focus G5” é mais do que um microscópio, é um sistema de medição em 3D, que permite que qualquer superfície seja digitalizada, transformada em um modelo 3D e visualizada em 360°.

“Você pode fazer a extração de qualquer detalhe: ângulos, danos, ranhuras, enfim, todos os detalhes da ferramenta”, explica Schwimmer.

Inovação

Segundo Boing, outros laboratórios da América do Sul possuem algumas peças do equipamento, porém, apenas a UNIFEBE trabalhará, a partir de agora, com o equipamento completo.

“Os que estão em atividade fazem apenas pequenas partes do processo. Somos os primeiros a receber o equipamento todo. É mais uma inovação do Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação”, conta Boing.

O “Infinite Focus G5” foi adquirido com parte do recurso de R$ 1 milhão repassado pelo convênio entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC e UNIFEBE, pelo valor de 140 mil euros.

O Centro de Tecnologia e Inovação, aliado aos cursos de Produção e Engenharia Mecânica da UNIFEBE, tem como objetivo melhorar o processo de produção nas indústrias, promover pesquisas aplicadas, capacitar profissionais capazes de liderar o cenário nacional em tecnologia de produção.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Postagens relacionadas

Professora da UNIFEBE ministra oficinas no México

Professora da UNIFEBE ministra oficinas no México


11 de junho de 2012
4ª parcela da Bolsa de Estudo do Art. 170 está disponível até o dia 30.

4ª parcela da Bolsa de Estudo do Art. 170 está disponível até o dia 30.


23 de agosto de 2013
Último dia de inscrições de projetos para Incubadora Tecnológica
Egresso

Último dia de inscrições de projetos para Incubadora Tecnológica


08 de outubro de 2007
Skip to content