22 de maio de 2015

7ª Feira do Livro de Brusque começa quarta-feira, 27, na UNIFEBE

De 27 de maio a 2 de junho, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE será palco para a 7ª edição da Feira do Livro de Brusque. O evento, promovido pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura e pela Câmara Temática de Literatura de Brusque realizará diversas atrações, oferecidas gratuitamente à comunidade.

Segundo a jornalista e artista brusquense Lieza Neves, idealizadora do evento, a Feira do Livro cresceu muito ao longo dos anos. “Muita coisa mudou, mas destaco principalmente o apoio financeiro que recebemos do Fundo de Cultura, verba destinada pela Fundação Cultural. Com esse recurso foi possível ter em Brusque autores como Mário Prata, Ilan Brenman, Moacir Scliar, entre tantos outros, além de realizar oficinas de criação literária, mostras e outras atividades”, conta.

Neste ano, a novidade fica por conta de um dia a mais de atividades e a utilização do campus da UNIFEBE como local da feira.

Atrações

A abertura da Feira do Livro será na próxima quarta-feira, 27, a partir das 19h30 no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha. Na ocasião, também será declarada aberta a Exposição Cortinas de Poemas Bordados. Depois, às 20h, será lançada a obra literária “Passarinha”, de Lieza.

Na quinta-feira, 28, o evento continua com a Maratona de Contos do Serviço Social do Comércio de Santa Catarina – SESC com sessões de contação de histórias infantil durante a manhã e à tarde.

À noite, a partir das 19h, Moisés Krieger lança o livro “Andanças de um Filósofo”, no auditório do bloco C. Depois, o cineasta Ricardo Weschenfelder participa de um bate-papo com o tema “Roteiro também é literatura”.
A programação segue até o dia 2, com estandes de venda de livros, sala de cinema, Praça de Alimentação, Mostra Literária A História do Livro, Museu Sonoro, Exposição Livro dos Desejos, Exposição Cortinas de Poemas Bordados e Oficina Marcadores de Página.

27/05 – Quarta-feira
19h30 – cerimonial de abertura da Feira e abertura da Exposição Cortinas de Poemas Bordados
20h – Lançamento do livro “Passarinha” de Lieza Neves

28/05 – Quinta-feira
8h30, 9h, 9:30h, 10h – Contação de histórias infantil – Maratona de Contos – Sesc
14h, 14h30, 15h e 15h30 – Contação de histórias infantil – Maratona de Contos – Sesc
19h – Lançamento do livro “Andanças de um Filósofo” de Moisés Krieger
19h30 – Bate-papo com Ricardo Weschenfelder: Roteiro também é literatura

29/05 – Sexta-feira
19h – Lançamento do livro “Leito Invisível” de Rafael Zen
19h30 – Bate-papo com Coletivo Hiato: Publicações independentes
21h – abertura da exposição “Livro dos Desejos”

30/05 – Sábado
10h – Cinema Sesc: “O Segredo de Eleonor” (infantil – 77 min)
11h – Maratona de Contos – Espetáculo “Bolsa Amarela” (Grupo Porto Cênico)
14h – Oficina de poemas “Não é um bicho de sete cabeças?” – Suzana Mafra
16h – Lançamento do livro “Marrocos: Viagens à África e Ásia – Tomo I” de Ali Bey El Abbassi
16h30 – Cinema Sesc: “José e Pilar: Os dias de José Saramago e Pilar Del Rio”
17h – Maratona de Contos – Espetáculo “Bolsa Amarela” (Grupo Porto Cênico)
18h – Bate-papo Suzana Mafra e Márcia Cardeal: Texto e ilustração – livro O Anjo Avoado
19h – Workshow da banda Etílicos e Sedentos

31/05 – Domingo
14h – Oficina “Letras, Pontos e Linhas” com Parísina Ribeiro
14h – Cinema Sesc: “Naquele Tempo”
15h – Maratona de Contos – Espetáculo “Mais histórias: que presente maravilhoso!” – Emiliano de Souza
16h – Bate-papo com autores adolescentes: Meu primeiro livro
16h – Oficina “Fanzines – do textual ao visual”
18h30 – Lançamento dos fanzines produzidos na oficina
18h45 – Lançamento do livro “Criancices” de André Soltau
19h – Apresentação GLiP – Grupo Livre de Percussão (Florianópolis/SC)

01/06 – Segunda-feira
8h30, 9h, 9h30, 10h – Contação de histórias infantil – Maratona de Contos – Sesc
14h, 14:30h, 15h e 15h30 – Contação de histórias infantil – Maratona de Contos – Sesc
19h – Lançamento do livro “Hollywood – Bastidores e Segredos do filme: O Planeta dos Macacos” de Saulo Adami
19h30 – Bate-papo com Evimarcio Aguiar: Fanfiction – a nova literatura?

02/06 – Terça-feira
8:30h, 9h, 9h30, 10h – Contação de histórias infantil – Maratona de Contos – Sesc
14h, 14:30h, 15h e 15:30 – Contação de histórias infantil – Maratona de Contos – Sesc
19h – Lançamento do livro “O Monstro do Pé Molhado” de Nana Toledo