notícias colégio
Notícias
29 de novembro de 2004

A importância do crédito educativo para as universidades

* Daniel Juckowsky

A conscientização dos brasileiros de que a educação abre portas e cria as melhores oportunidades faz com que aumente a demanda de jovens que ingressam em cursos superiores. O Brasil entrou no século XXI com mais de três milhões de alunos no terceiro grau, dois terços em instituições privadas, o que significa que mais de dois milhões devem pagar para freqüentar os cursos em que foram aprovados. A maioria pertence à classe média e possui baixos recursos financeiros, gerando, assim, inadimplência e evasão na ordem de 25 a 30%.
Esta situação cria dois grandes problemas para as instituições de ensino: um financeiro e outro social. Se por um lado evasão origina vagas ociosas, pelo outro, manter alunos inadimplentes implica em perda de receita e privação de oportunidades. O quadro preocupa as instituições de ensino superior privadas, que dependem da receita para manter a qualidade do ensino.
O crédito educativo é uma alternativa de financiamento que possibilita que jovens de famílias cuja renda não é suficiente para custear os estudos ingressem na universidade e completem sua formação como uma forma de investimento pessoal. Após o término do curso, o profissional restitui os valores utilizados enquanto universitário, oportunizando que outros estudantes sejam beneficiados. A rotatividade desses valores é um multiplicador de oportunidades e, ao mesmo tempo, um formador da consciência de solidariedade. O crédito educativo existe há pouco mais de 50 anos, tendo iniciado na Colômbia e chegado ao Brasil em 1972, por meio da Fundação Aplub de Crédito Educativo (Fundaplub).
Seria ideal se os programas de financiamento pelo crédito educativo dos governos pudessem atender à grande demanda do ensino superior, mas a realidade é outra. Uma saída para tal problema seria as universidades manterem um programa próprio de crédito educativo.

* Presidente de Honra da Fundação APLUB de Crédito Educativo

Postagens relacionadas

UNIFEBE Idiomas aborda processo criativo em seu 1º workshop
UNIFEBE

UNIFEBE Idiomas aborda processo criativo em seu 1º workshop


18 de agosto de 2023
Inscrição no processo seletivo para novos ingressantes no Coro da Unifebe – 2010.1

Inscrição no processo seletivo para novos ingressantes no Coro da Unifebe – 2010.1


22 de fevereiro de 2010
Processo Seletivo Especial no Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários – 2010.2

Processo Seletivo Especial no Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários – 2010.2


10 de dezembro de 2010
Skip to content